PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

HB20 elétrico poderia ter 204 cv e baterias de 64 kWh para 470 km

É isso que o conceito SAGA EV ajudou a revelar, além da aparẽncia da segunda geração do campeão de vendas da Hyundai no Brasil

O Hyundai SAGA EV, que já havia aparecido em vários teasers, finalmente deu o ar de sua graça no Salão do Automóvel. O conceito de um "crossover compacto elétrico" nada mais é do que a segunda geração do Hyundai HB20 com uma roupagem moderna e uma altura maior em relação ao solo do que o modelo comum provavelmente terá. O modelo mais próximo da ideia é o HB20X, mas o fato de ele ser elétrico o distancia ainda mais da realidade. Se tivesse baterias, como a segunda geração do HB20 seria? A resposta da Hyundai é: muito interessante.

Para começar, o compacto teria um motor elétrico de 204 cv, algo que o colocaria em pé de igualdade com modelos de pretensões esportivas. O Renault Sandero R.S., por exemplo, tem "apenas" 150 cv. Seria o mesmo usado pelo Hyundai Kona elétrico, com torque de 40,3 kgfm. Suas baterias, de íons de lítio e com 64 kWh de capacidade, seriam suficientes para que ele percorresse até 470 km. Com um carregador rápido, de 100 kW, o modelo poderia recuperar 80% de sua carga em 54 minutos. Também teria lanternas e faróis full LED, que consomem menos energia, rodas de liga leve de aro 19 e pneus 245/45 R19. Provavelmente porque ele tem a proposta de ser um crossover, o que lhe dá uma altura em relação ao solo de 302 mm. Mas é sobre a realidade que poderemos esperar que o conceito fala ainda mais.

Hyundai SAGA EV, o futuro HB20

O SAGA EV tem 4,03 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,57 m de altura e um entre-eixos de 2,56 m. O HB20 atual tem 3,92 m de comprimento, 1,68 m de largura, 1,47 m de altura e 2,50 m de entre-eixos. Isso joga por terra a teoria de que o novo HB20 será apenas uma "forte reestilização", como se leu em alguns textos por aí. São 6 cm a mais de entre-eixos e 11 de comprimento. A largura e a altura são mais difíceis de determinar, já que o conceito tem um vão livre muito grande e traz alargadores de para-lamas, ainda que eles pareçam um disfarce para a carroceria verdadeira, mas é razoável supor que ele manterá os mesmos 1,47 m de altura do atual HB20 e talvez seja levemente mais largo.

Hyundai SAGA EV, o futuro HB20

No aspecto visual, o SAGA mostra que o próximo HB20 talvez tenha maçanetas traseiras escondidas na coluna C, e não nas portas, como elas costumam ser. Também terá lanternas traseiras parecidas com os sinais matemáticos de menor e maior, faróis menores e mais afilados, com extremidades projetadas em direção às colunas A, e uma grade dianteira mais pronunciada, em linha com os produtos mais modernos da Hyundai. Ainda que tenha um desenho mais arredondado, o futuro HB20 terá claramente um desenho facilmente identificável com o do atual. Sabemos que o novo Chevrolet Onix terá uma série de qualidades, mas, se a Hyundai conseguir resolver seu problema de capacidade de produção em Piracicaba, talvez tenhamos finalmente um modelo capaz de ameaçar a liderança de mercado do hatchback da GM.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro