O Latin NCAP, órgão responsável por testes de segurança para veículos vendidos na América Latina, divulgou a quinta rodada de testes de 2019. Desta vez, foram testados os Toyota Hilux e SW4, a Nissan Frontier e o Chevrolet Cruze. O destaque positivo fica para os primeiros da lista, que foram sugeridos como exemplos a serem seguidos pelas demais montadoras.
Começando pela Nissan, a Frontier passou pela primeira vez pelas mãos do órgão. Foram testadas versões produzidas na Argentina e no México, mas a nota foi de quatro estrelas. Vale lembrar que a nota máxima é de cinco estrelas. De série, a picape conta com ESC e apenas dois airbags frontais. A estrutura foi considerada instável no limite para o estável. Como não possui airbag lateral, o teste de impacto no poste não foi feito. O Latin NCAP ainda destacou que a segurança para passageiros infantis e a impossibilidade de desligar o aribag do passageiro dianteiro prejudicaram a nota da picape.
Já a sua rival, Hilux, bem como o SUV, SW4, tiveram notas excelentes. Equipados com controle eletrônico de estabilidade (ESC) e sete airbags como equipamentos de série na linha 2020, ambos não tiveram dificuldades para alcançar as cinco estrelas, tanto para o ocupante adulto como infantil. Aliás, o teste também serviu para acabar com uma piada:o Latin NCAP elogiou a estabilidade da picape.
Por fim, o Chevrolet Cruze, que já havia sido testado e tirado quatro estrelas em 2018, voltou ao teste pois passou pela reestilização e passa a contar com seis airbags de série. Sendo assim, avançou para cinco estrelas na proteção para adultos, mas ficou com quatro estrelas na proteção para crianças. Segundo o Latin NCAP, há falha na sinalização da ancoragem ISOFIX, além de falha na porteção de impacto frontal.