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Hyundai e Kia apresentam primeiros airbags multicolisão do mundo

Tecnologia permite abrir airbags que não foram acionados pelo primeiro impacto, aumentando a segurança dos passageiros

A crítica mais frequente que se faz a avaliações de acidentes, como os do Latin ou Euro NCAP, é que um acidente nunca é igual ao outro. De fato, mas isso não invalida que se teste a segurança oferecida por um veículo nas situações mais comuns de batidas. Só que havia um cenário de acidente que nunca recebeu a devida atenção: o de multicolisão, que acontece em cerca de 30% de todos os impactos. Nessas ocasiões, depois de sofrer uma primeira batida, o veículo é sujeito a outra ou mais. A Volkswagen oferece no Brasil um sistema que freia o carro automaticamente depois do primeiro impacto, o que pode ajudar a evitar novos impactos, mas a Hyundai e a Kia desenvolveram um reforço importante: airbags que podem ser acionados em pancadas posteriores à inicial, talvez insuficiente para que eles fossem acionados.

Segundo a Hyundai, a tecnologia atua por meio de uma detecção mais eficiente dos ocupantes do automóvel e da recalibração da intensidade da colisão requerida para o acionamento das bolsas de ar. Imagine que o carro bateu de frente, o que aciona os airbags dianteiros, e ficou atravessado na pista. Se houver uma batida lateral, os airbags laterais e de cortina não serão acionados. Com o sistema multicolisão, os airbags secundários são abertos. E muito mais rapidamente no caso de um segundo impacto, em que as vítimas já estão em situação muito vulnerável, o que torna a proteção muito mais efetiva.

Tecnologia multicolisão da Hyundai e da Kia

"Ao melhorar o desempenho de airbags em cenários de multicolisão, esperamos melhorar significativamente a segurança de nossos motoristas e passageiros. Continuaremos a pesquisar situações mais diversas de batidas como parte de nosso compromisso de produzir veículos ainda mais seguros, que protejam seus ocupantes e previnam ferimentos", diz Taesoo Chi, chefe do Centro de Tecnologia de Chassi do Hyundai Motor Group. Vale lembrar que, recentemente, os veículos da empresa já conseguiram um feito notável: dos 30 modelos mais seguros vendidos nos EUA, 12 são do grupo coreano. O sistema estreará em breve em algum modelo das marcas Kia e Hyundai. Provavelmente da Hyundai, a marca principal do grupo.

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