O Kia Quoris é o modelo mais luxuoso da marca coreana no Brasil, mas é bem possível que você nunca tenha visto nenhum na rua. Com tração traseira, acabamento luxuoso e preço de R$ 269.900, ele teve vendas restritas. Não por acaso: ele tem porte de modelo grande, mas compete com modelos médios de marcas como Audi, BMW, Mercedes-Benz e Jaguar, já muito bem estabelecidas no mercado de luxo. Isso não é impedimento para que a marca crie uma nova geração do modelo, chamada lá fora de K900 ou de K9, na Coreia do Sul, onde é fabricado. E para que a apresente na próxima edição do Salão de Nova York.
Na tentativa de emprestar prestígio à marca, a Kia encomendou ao relojoeiro suíço Maurice Lacroix um relógio analógico exclusivo para o Quoris. E esticou o entre-eixos de 3,05 m para 3,11 m, com a diminuição dos balanços dianteiro e traseiro (sem dizer quanto). Aliás, a Kia tentou fazer mistério sobre opções de motores e outros dados, mas seu folheto publicitário já vazou na internet e sabemos que ele pesa 1.920 kg em sua versão mais leve e que terá os motores V6 3.8 GDI de 338 cv e 40,3 kgfm, o 3.3 T-GDI de 370 cv e 52 kgfm e o V8 5.0 de 430 cv e também 52 kgfm. O câmbio é sempre um automático de 8 marchas, com opção de tração nas quatro rodas apenas para os motores V6.
Com faróis e lanternas de LED, retrovisores externos aquecidos, volante aquecido com acabamento em madeira, material presente também no painel e no console central, bancos dianteiros de regulagem elétrica, com memória e refrigeração, vidros com proteção UV e uma central multimídia com tela imponente, de 12,3 polegadas, o novo Quoris vem bastante bem recheado. Ele terá sete opções de cores externas, 4 de acabamento interno, rodas de aro 18 ou 19, um sistema de som de alta fidelidade com 14 alto-falantes e um de iluminação em 7 cores desenvolvido em parceria com o Pantone Color Institute, com 64 opções de combinações e intensidades disponíveis. Na Coreia do Sul, até seus preços são conhecidos. Vão de 54.900 won (cerca de US$ 51 mil) a 93.800 won (pouco mais de US$ 87 mil). Por aqui, se ele chegar, deverá vir a preço competitivo. Será a única forma de tirar clientela dos medalhões do luxo do mercado mundial.