PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Kia Stonic será o SUV compacto mais eficiente do Brasil

SUV está em pré-venda e terá motor 1.0 turbo com sistema híbrido-leve de 48V

O Kia Stonic, que está em pré-venda por R$ 149.990, chegará às lojas como o SUV compacto mais eficiente do mercado brasileiro. A informação aparece no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, que foi recentemente atualizado com novos modelos.

Segundo os números, o consumo energético do Stonic é de 1,62 MJ/km, para efeito de comparação, o SUV com motor 1.0 turbo e câmbio automático que mais se aproxima é o Chevrolet Tracker, com 1,70 MJ/km.

Esse número só é possível graças à combinação entre o motor 1.0 turbo, o mesmo que equipa os Hyundai Creta e HB20, com um sistema híbrido-leve de 48V. Segundo a Kia, o conjunto rende 120 cv e 20,5 kgfm de torque e está sempre conectado ao câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem.

Metodologia

Eficiência energética se mede pelo menor consumo energético. E temos, no Brasil, veículos que usam diversos tipos de combustível. Se falarmos apenas dos principais (gasolina e etanol), cada um deles possui uma quantidade de energia diferente por litro. No de origem vegetal, são 20 MJ/l; no derivado do petróleo, são 28,9 MJ/l (por isso gasolina rende mais)

O Inmetro calcula a eficiência em megajoules por quilômetro, com uma medição de consumo em laboratório de parâmetros idênticos para todos os veículos. É o que permite compará-los. Ainda que a metodologia simule situações cotidianas, os números do Inmetro são apenas referências. Os dados de consumo podem variar de acordo com diversos fatores da vida real (temperatura, topografia, perfil de condução etc.).

Consumo real

Em números absolutos, o Kia Stonic consegue fazer 13,3 km/l com gasolina na cidade, número que nenhum outro SUV compacto alcança. Vale lembrar que o modelo será importado e só rodará com gasolina, apesar do motor já conhecido do brasileiro.

Em rodovias, o consumo se mantém praticamente igual, com 13,2 km/l, número este que é superado por modelos como o Chevrolet Tracker e os Volkswagen Nivus e T-Cross. O preço do Stonic, durante a pré-venda, é de R$ 149.990.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Hatchback
Sedã
Picape
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro