A Lamborghini aproveitou o Salão de Frankfurt para apresentar seu veículo mais potente na história. Trata-se do Sián, primeiro híbrido da marca. No entanto, apenas 63 unidades serão feitas, em homenagem à fundação da fabricante, e todas estão vendidas.
A marca havia acenado com esse futuro há cinco anos, quando apresentou o conceito híbrido Asterion. Em 2017 foi a vez do 100% elétrico Terzo Millennio. Agora, o Sián recebeu um V12 com válvulas de admissão feitas de titânio e 785 cv. No entanto, associado a caixa de câmbio há um sistema de 48V, que fornece 34 cv adicionais. Sendo assim, a potência total é de 819 cv. A velocidade máxima é de 350 km/h.
Apesar do sistema elétrico, o Sián não conta com baterias convencionais, mas sim um supercapacitor. E apesar da baixa carga acumulada de energia, o conjunto se recarrega instantaneamente graças aos freios regenerativos. O conjunto híbrido permite estacionar e acionar a marcha à ré no modo totalmente elétrico e ainda auxilia nas trocas de marchas.
Na comparação com o Aventador SVJ, que ocupava o posto de mais potente da marca, a novidade é 0,2 segundo mais rápido no 0 a 60 km/h, enquanto para fazer a retomada de 70 a 120 km/h, o Sián anda 1,2 segundo na frente do Aventador. O modelo faz de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos.