PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

Lâmpadas do carro queimadas? Saiba como trocá-las

As lâmpadas do sistema de iluminação de um carro têm uma vida útil e, como as de casa, podem queimar. Substituí-las não é complicado: saiba como fazê-lo

Os cuidados regulares de manutenção de um carro não levam mais do que alguns minutos, mas podem poupar muito mais tempo e dinheiro. Verificar o estado e a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês não demora mais que uns cinco minutos. Ver o nível do óleo e dos líquidos, apenas alguns segundos. E as luzes do carro? Muitos se esquecem delas até serem necessárias. O pior é que, mesmo de noite, por vezes não detectamos imediatamente uma lâmpada queimada. E elas podem não só tornar a visão pior, mas também render multas.

Além dos perigos à integridade física e ao bolso, a maioria das lâmpadas no carro funciona em pares. Se uma delas se queimar, a outra fica sobrecarregada e também poderá seguir o mesmo caminho se a substituição não for feita o mais rapidamente possível.

A maneira mais fácil de controlar as luzes de um veículo é ter alguém do lado de fora que verifique se tudo funciona. Mas, se não tiver ninguém disponível no momento para ajudar, estacione em local escuro, próximo de uma parede, e veja se os fachos de luz aparecem. Outra dica é acionar as luzes e sair do cara para ver se funcionam. A mais difícil de ver deste modo é a luz do freio. No caso dela, basta ligar a ignição e usar um peso (um saco de arroz, por exemplo) para acionar o pedal.

Se existir uma lâmpada queimada, é muito provável que sua substituição seja relativamente simples. Há alguns modelos, como o Renault Fluence e o antigo Ford Ka, que exigem a retirada do farol para que a lâmpara seja substituída. Embora os sistemas de iluminação dos carros sejam diferentes, o manual de instruções explica os passos necessários para trocar as lâmpadas. Porém, há alguns comuns a todos os veículos. Siga estes cinco passos para fazer a substituição das lâmpadas dos faróis do seu carro:

1 - Assegure-se de que a lâmpada para a troca é a adequada para o veículo (no caso dos faróis, há os tipos H4 e H7, por exemplo) e utilize panos ou papéis secos e embebidos em álcool para limpar e segurar a lâmpada nova. Nunca pegue uma lâmpada com as mãos, especialmente pelo bulbo. Tenha também à mão uma chave de parafusos Phillips.

2 - Abra o capô. Com sorte, será possível trocar as lâmpadas sem ter de retirar o farol e com espaço suficiente para as mãos.

3 - Encontre o suporte da lâmpada atrás dos faróis. Ele é fácil de identificar porque tem um conector de alimentação - normalmente com três fios - que leva à lâmpada.

3 - Remova a cobertura do suporte da lâmpada (normalmente uma tampa de borracha, para garantir a vedação) e desligue o conector. A lâmpada deverá estar presa por um grampo.

4 - Retire a lâmpada queimada e substitua-a pela nova. Peguea pela base ou pelos polos, encaixe-a no farol e prenda-a com o grampo. Se tiver tocado no bulbo, limpe-o com um pano ou papel com álcool.

5 - Verifique se a nova lâmpada está bem encaixada, ligue o conector e reponha a cobertura.

6 - Ligue o carro e teste os faróis.

É uma operação rápida, mas essencial para sua segurança. Se for muito amigo do "faça você mesmo", nunca se esqueça de pedir a seu mecânico, concessionária ou oficina para checar as luzes de seu carro. Esse serviço não é muito caro e pode até sair de graça.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Hatchback
Sedã
Picape
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro