PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Maio Amarelo - Canais no YouTube mostram o que rola quando se dirige mal

Não olhar no retrovisor, não dar seta, parar ou diminuir velocidade onde não se deve... Acredite: há canais dedicados a todas essas barbaridades no trânsito

A ideia de que uma imagem vale mais do que mil palavras pode parecer clichê, mas é ainda mais verdadeira em uma época de internet e, mais do que isso, de vídeos acessíveis em qualquer lugar. Basta ter um smartphone para ter acesso ao mundo. Especialmente no YouTube. Se essas ferramentas servem ao entretenimento, podem servir ainda melhor à educação. A de trânsito, neste Maio Amarelo, é uma das mais importantes. Pois há canais no YouTube dedicados a mostrar como o comportamento humano é decisivo para evitar acidentes e mortes. Infelizmente, eles ensinam pelo exemplo.

Um dos mais populares é o RoadCams. O lema do canal é exemplar: "Watch, Learn, Drive Safer". Algo como "assista, aprenda e dirija de modo seguro". Ele mostra vídeos individuais de acidentes que poderiam ter sido perfeitamente evitados. No daí debaixo, por exemplo, bastaria o VW Polo ter olhado no retrovisor antes de mudar de faixa.

O aqui abaixo mostra o que poderia ter sido a mãe de todas as batidas. Tudo porque o candidato a piloto resolveu ultrapassar em curva, numa estrada de mão dupla. Obviamente, com duas faixas contínuas pintadas no chão. Espia só:

Outro caso de "está tudo errado": um BMW Série 3 em velocidade muito acima da dos demais motoristas, na faixa da direita, e que não visualiza o tráfego à frente.

Menos educativo e lisonjeiro, mas mais direto ao ponto, o canal Idiots on Wheels (Idiotas sobre rodas) faz compilações longas de situações absurdas no trânsito. Algumas delas muito preocupantes. No vídeo abaixo, um dos mais recentes, pode-se ver de onde saem as filmagens. A maioria é da Rússia, mas há também casos na China, nos EUA e na Europa. Tem gente cruzando a rua na perpendicular de moto, ciclista que não olha o trânsito e praticamente se enfia na frente de caminhões e carros, carros fazendo conversões proibidas e mais uma série de coisas que dão medo de entrar em um carro e sair dirigindo ao imaginar que há gente tão ruim de roda fazendo exatamente a mesma coisa.

Se você se assustou com as situações, e em como algumas coisas aparentemente bobas podem causar danos imensos, reflita se você não faz a mesma coisa. Eventualmente com a desculpa de que "é por distâncias curtas", ou "só um pouquinho" ou qualquer elaboração tão esfarrapada quanto. Há motivos para respeitar as leis de trânsito, usar cinto de segurança e dirigir de modo cuidadoso. Especialmente se você não quer virar estrela de um destes canais do YouTube.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Hatchback
Sedã
Picape
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro