PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Ajude o MIT a programar os futuros veículos autônomos com a Máquina Moral

Questionário coloca perguntas difíceis que veículos autônomos talvez tenham de enfrentar. E você também

A chegada dos carros autônomos tende a trazer uma série de avanços. O maior deles será tirar do volante gente que nem deveria estar ali, de tão ruim que é na tarefa, mas que também não quer se privada do transporte individual. E também de dificuldades. A Bosch já viu que, se um autônomo estiver em meio a motoristas comuns, ele tende a travar o trânsito ainda mais. Por "falta de arrojo", digamos assim. Mas há mais questões em torno destes veículos. Os autônomos poderão ficar diante de dilemas morais bastante graves, por exemplo. Como eles decidirão esses dilemas? Como pessoas decidiriam. O problema é: como as pessoas decidiriam? É isso que a Máquina Moral, do MIT, pretende descobrir.

Criado em 2016, o site Moral Machine, ou Máquina Moral,, disponível em várias línguas, entre elas o português, permite não só a análise de como o autônomo deveria se comportar, mas também criar cenários decisórios para outros usuários e, mais do que isso, gerar reflexão sobre o que seria realmente ético fazer em cada situação. Como fez a filósofa britânica Philippa Foot ao propôr o famoso "dilema do bonde". Que virou até meme por aí e inclusive é citado pelo site, sob a aba "Clássico".

Segundo o site, ele "tem como objetivo levar a discussão mais adiante, fornecendo uma plataforma para: 1) a construção colaborativa de um retrato da opinião das pessoas sobre como as máquinas devem tomar decisões quando confrontadas com dilemas morais, e 2) gerar uma discussão coletiva sobre as consequências morais desses cenários em potencial". Será que temos aí uma ferramenta para criar autônomos melhores, quando eles surgirem? Na dúvida, entre no site, faça o teste e veja como você reagiria se estivesse ao volante nas múltiplas situações apresentadas. Serve, no mínimo, de reflexão.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Hatchback
Sedã
Picape
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro