PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Mazda revelará o Mazda3, e o motor SKYACTIV-X, com tecnologia SPCCI, em novembro

Hatchback médio importa menos do que o que ele traz sob o capô, uma verdadeira revolução para os motores a combustão

Se você gosta de motores a combustão, eis uma invenção que você precisa conhecer: o motor SKYACTIV-X, da Mazda, Ele é o primeiro SPCCI do mundo, ou, como a sigla define, um SPark Controlled Compression Ignition. Em bom português, um motor de ignição por compressão controlada por faísca. Seria quase um diesel que usa gasolina ou, quem sabe um dia, etanol. Já falamos um bocado desse novo motor, mas, para quem não liga tanto para detalhes técnicos, a parte que interessa é que ele oferece torque e economia com ganhos de 30% em relação a um motor de ciclo Otto equivalente. Sem particulados e óxidos de nitrogênio em excesso, como os motores diesel costumam produzir. Um tremendo feito técnico, que ainda esperávamos chegar ao mercado. Não será mais preciso esperar, pelo menos nos países em que a Mazda ainda vende oficialmente seus carros. Ela promete mostrar em novembro a nova geração do Mazda3 e deste magnífico motor.

O vídeo abaixo, que mostra a indefectível traseira do hatchback médio, bem como parte de sua lateral, promete "uma nova era" a partir de novembro de 2018. Confira.

O motor SKYACTIV-X estava prometido para a nova geração do Mazda3. É dele, e não do hatchback, que a Mazda fala quando promete uma nova era. Se cumprir com confiabilidade todas as promessas que fez enquanto era apenas o anúncio de um feito técnico admirável, o SPCCI será um marco. Mesmo que seja apenas um (belo) canto do cisne dos motores a combustão, que devem ser aposentados pelos elétricos em um espaço de tempo cada vez mais curto.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro