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Memminger mostra como o Fusca poderia ter evoluído com o Roadster 2.7

Modelo mais popular do mundo, o familiar talvez tivesse dado origem a um roadster de dois lugares com motor central traseiro de 210 cv

Compare o Golf atual com o primeiro, de 1974, para ver como o modelo cresceu e se sofisticou. Isso certamente já deve ter feito fãs de outros carros, como o Fusca, se perguntarem como teria sido se o xodó deles tivesse seguido o mesmo caminho. O VW Fusca atual, construído sobre a plataforma MQB, com tração e motor dianteiros, não vale. Ele é visto como um Golf com "bolha" de Fusca, sem a mesma praticidade do pioneiro. Pois a empresa alemã Memminger, especializada na reconstrução e reforma do "Käfer" (o nome do Fusca, em alemão), resolveu imaginar o que o modelo poderia ter se tornado se tivesse seguido a mesma balada do Golf e de outros nomes automotivos conservados por gerações, como o Corolla. O resultado é o estonteante Memminger Roadster 2.7.

O fato de ser um roadster de dois lugares já faz com que ele se destaque, mas há muito mais do que isso. O Memminger é mais curto que o Fusca: tem 4,04 m de comprimento, contra 4,05 m do original. Mas é muito mais largo e baixo, com 1,73 m de largura e 1,25 m de altura. O Fusquinha tinha, respectivamente, apenas 1,54 m e 1,50 m. O entre-eixos dos dois tem pouca diferença: 2,40 m do original para 2,44 m do Roadster. Ao contrário do Fusca, o Memminger usa um chassi tubular. Tudo para poder comportar um motor central traseiro. Não é traseiro, como o do Besouro, mas continua a ser boxer e refrigerado a ar, como os saudosistas certamente gostariam de ver. E é um bocado melhor que o motor 1.6 do Fuscão.

O do Memminger tem 2,7 litros de cilindrada, 210 cv e 25,2 kgfm de torque, injeção eletrônica de combustível e um câmbio manual de 5 marchas. A suspensão parece ser a mesma de um Fusca comum, provavelmente com cuidado para a traseira não ter a variação de cambagem do modelo original. Os freios são a disco nas quatro rodas, de 278 mm ventilados na dianteira e 262 mm sólidos na traseira. As rodas, de aro 18, trazem pneus 225/45 R18 na frente e 255/40 R18 atrás.

A empresa não fala se o projeto foi só um demonstrador de tecnologia ou se será algo disponível para os interessados. Nem quanto custaria produzir mais alguns deles, mas a torcida dos fãs de Fusca certamente será grande. Assim como a mágoa por a Volkswagen não ter feito nada remotamente parecido com o carro de modelo único mais vendido do mundo.

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