PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

MIAU - Museu da Imprensa Automotiva abre as portas e espera sua visita

Fundado pelo jornalista Marcos Rozen, museu reúne releases, manuais de proprietário e revistas que contam a história do jornalismo especializado no Brasil

Dizem que, sem atrito, não há fogo. E foi a partir de uma dificuldade profissional que o jornalista Marcos Rozen teve a ideia de criar o MIAU, ou Museu da Imprensa Automotiva. Sem material para elaborar reportagens de cunho histórico sobre automóveis, Rozen se surpreendeu negativamente ao notar que as assessorias de imprensa das grandes fabricantes não tinham a menor preocupação com a memória daquilo que produziam. Tudo era para consumo imediato. Isso em 2002, quando o jornalista começou a arquivar de modo dedicado informações sobre todos os modelos que podia. Com o tempo, os colegas passaram a colaborar com o acervo, algo que o levou a pensar em um espaço exclusivo para suas preciosidades. Mais do que isso: aberto a consultas públicas. E o MIAU, de uma ideia e um nome bem humorado, passou a ser um projeto de vida, agora concretizado em uma casa na Vila Romana, em São Paulo.

Ali Rozen conseguiu reunir mais de 10 mil itens raros da história da imprensa automotiva brasileira. Não apenas um enorme acervo de releases, fotos e outros materiais de divulgação de veículos, mas também toda a coleção da revista Quatro Rodas. Há também exemplares da Revista de Automóveis, a primeira publicação especializada do Brasil, onde começaram carreira nomes como José Luiz Vieira, da Motor 3, revista fundada por este mesmo jornalista, e outras pérolas do jornalismo automotivo no país.

MIAU - Museu da Imprensa Automotiva

A iniciativa de Rozen, única no mundo, conta com uma exposição permanente e outra temática, agora dedicada ao Chevrolet Opala, o primeiro carro de passeio produzido pela GM no Brasil. Além de elementos da história do veículo, há um exemplar do modelo no espaço, um Comodoro 1988 em estado de novo que serve como sala de cinema para a exibição de um documentário sobre o Opala.

Para marcar a inauguração do MIAU, todos os visitantes pagam a meia-entrada de R$ 15. O museu fica na rua Marcelina, 108, na Vila Romana. E pode ser visitado de quarta a sábado, das 11h às 19h (entrada até as 18h), e também aos domingos, mas das 11h às 17h (entrada até as 16h). Se você é fã não só de automóveis, mas também de revistas, jornais e outros meios especializados neste tema, não pode dar gato neste passeio de jeito nenhum.

MIAU - Museu da Imprensa Automotiva

Rua Marcelina, 108, Vila Romana, CEP 05040-010, São Paulo, SP

Funcionamento: de quarta a sábado, das 11h às 19h (entrada até 18h), e aos domingos, das 11h às 17h (entrada até 16h)

www.miaumuseu.com.br

www.facebook.com/miaumuseu

instagram: @miau_museu

Telefone: (11) 98815-7467

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Hatchback
Sedã
Picape
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro