PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

Presidente Michel Temer assina Rota 2030 no Salão do Automóvel

Promulgação da lei deve ser feita nesta sexta, mas exclusão de importadoras de um dos benefícios para quem integrar o programa pode dar problemas com a OMC

O presidente da República, Michel Temer, aproveitou sua visita ao Salão do Automóvel para assinar o decreto do Rota 2030. "Eu confesso que estava um pouco aflito. Imagine se eu estou aqui prestes a assinar o decreto regulamentar e vem a notícia de que não houve quórum ou que foi desaprovada a medida. Eu sairia debaixo de vaias e agora saio sob aplausos”, disse Temer, na tradicional abertura do evento ao público, ao assinar o decreto no palco preparado para seu discurso. O mandatário estava ao lado de um aliviado Antonio Megale, presidente da Anfavea, que tinha o Rota 2030 como meta de sua gestão à frente da entidade. Devidamente cumprida no sentido de dar previsibilidade à indústria automotiva. 

Mas ainda há trabalho por fazer. Espera-se que Temer promulgue nesta sexta (9) a lei originada da medida provisória 843, aprovada ontem pelo Senado. Sem qualquer emenda além das que a Câmara adicionou ao projeto. E algumas delas são polêmicas, como a exclusão dos importadores de veículos do abatimento de Imposto de Renda previsto para os investimentos feitos em pesquisa e desenvolvimento. E eles existem, como mostram os Kia com motorização flex vendidos no Brasil. É o tipo de medida que pode render reclamação à Organização Mundial do Comércio, a OMC, e penalizar o programa, como já ocorreu com o Inovar-Auto. É muito provável que Temer vete essa exclusão para não correr nenhum tipo de risco, o que seria muito bem-vindo justamente para a previsibilidade que o Rota 2030 visa alcançar.

Presidente Michel Temer assina Rota 2030 no Salão do Automóvel

A promulgação da lei será publicada no Diário Oficial da União com o decreto assinado por Temer. Este último traz todos os requisitos técnicos para o programa, com metas de emissões, eficiência energética, equipamentos de segurança que passarão a ser exigidos no Brasil e os incentivos fiscais que serão dados a pesquisa e desenvolvimento, uma das maiores demandas da indústria para o Rota 2030. São esses incentivos que permitiram uma invasão de carros elétricos não só no Salão do Automóvel, mas também, em breve, nas revendas brasileiras. E de onde podem vir ainda novidades interessantes, como o sistema e-Power da Nissan. Talvez até ajude a dar ao Brasil, finalmente, um centro de crash-test, prometido pelo Inmetro e nunca cumprido. Ele será necessário para avaliar o desempenho dos veículos fabricados no Brasil em termos de segurança, com índices vergonhosos como os já obtidos por Chevrolet Onix, Ford Ka e Renault Sandero.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro