PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Mini Creta, Hyundai Venue estreia no Salão de Nova York

Vendas na Argentina já estariam confirmadas, o que torna o Venue ainda mais próximo do Brasil e do lugar do HB20X

Dizem que o Creta só não vende mais no Brasil porque a Hyundai não consegue fabricar mais unidades dele lá em Piracicaba. Se tivesse versões mais baratas, também teria um volume maior, mas isso deve ser resolvido de modo meio indireto. Conheça o Hyundai Venue, apresentado no Salão de Nova York. O crossover compacto será vendido no mundo todo e se encaixa como uma luva no lugar hoje ocupado pelo HB20X. Com a vantagem de não poder ser chamado de aventureiro, já que ele é um modelo inteiramente diferente do hatchback compacto. E, sendo um modelo mundial, a ser vendido inclusive nos EUA, não faria sentido ele ficar de fora de nosso mercado.

Chamar o Venue de mini Creta não é apenas recurso retórico. Veja o modelo de lateral. Repare nas portas dianteiras, com vincos retos perto das colunas A. As traseiras também lembram bastante as do irmão maior. Preste atenção às largas colunas C. Não parece que você já viu isso em escala maior em algum lugar? Pois é.

Hyundai Venue

O Venue apresentado nos EUA tem 4,03 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,56 m de altura e 2,51 m de entre-eixos. Na Índia, ele certamente terá menos de 4 m, algo que a Hyundai deve conseguir apenas mexendo nos para-choques. Projetado no país de Gandhi, o Venue poderia ser sutilmente maior se não tivesse de se enquadrar abaixo deste comprimento, algo que permite a ele pagar impostos mais baixos naquele mercado. Ter exatos 4 m também não o impede de ser competitivo no Brasil, já que ele é maior que o HB20X, que tem 3,96 m e só 1 cm a menos de entre-eixos do que o novo crossover.

Hyundai Venue

Até a motorização do Venue é conhecida: ele usa o mesmo motor 1.6 do HB20X e traz opções de câmbio manual e automático. Isso facilita bastante as coisas, já que ele pode adotar o motor flex sem grandes adaptações. A questão que fica por responder é de onde ele virá.

A Hyundai anunciou investimentos para expandir a capacidade da fábrica de Piracicaba, mas eles devem ser exclusivos para um aumento de produção do HB20 em sua segunda geração. Restaria o caminho das importações. O Venue deve vir do México, onde será produzido para atender aos EUA. Como o Brasil tem acordo de livre comércio com aquele país, volumes não serão um problema.

O Venue já tem suas vendas confirmadas na Argentina. O Creta, 24 cm maior do que o novo crossover, também é vendido no país vizinho, mas vai para lá importado da Índia, o que mostra que a Hyundai deve pensar rapidamente ou em expandir sua fábrica de Piracicaba ainda mais ou em abrir uma nova para atender a toda a demanda.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro