PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Primeira volta KBB™: motor Firefly 1.0 deixa Peugeot 208 melhor que o Argo

Bem equipado e bom de guiar, hatch tem o melhor conjunto entre os hatches 1.0 aspirados

Embora os SUVs sejam os modelos mais desejados do momento, os hatchbacks compactos com motor 1.0 ainda predominam em volume de vendas por serem mais acessíveis para comprar e mais econômicos em termos de consumo e manutenção. E é nesse segmento que a Peugeot volta a atuar depois de 16 anos para aumentar a sua participação no mercado brasileiro.

Mais de uma década e meia depois de aposentar o 206 equipado com o motor 1.0 16V de origem Renault, a Peugeot aproveita a sinergia das marcas da Stellantis - formada com a fusão do Grupo PSA com a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) - para oferecer o novo 208 movido pelo propulsor Firefly 1.0 da Fiat em duas versões: Like (R$ 72.990) e Style (R$ 79.990).

E o resultado dessa parceria tem predicados para dar muito certo diante da concorrência formada pelo próprio Fiat Argo Drive 1.0 (R$ 77.790), além de Chevrolet Onix LT 1.0 (R$ 79.730 com pacote opcional), Hyundai HB20 Evolution 1.0 (R$ 79.590) e os Volkswagen Gol 1.0 (R$ 74.150) e Polo MPI 1.0 (R$ 78.550).

Como é o Peugeot 208 1.0?

O 208 1.0 é o segundo fruto gerado pela união das marcas da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) com a PSA Peugeot Citroën – o primeiro foi o furgão Peugeot Rapid Partner, derivado do Fiat Fiorino. A Stellantis vem trabalhando nesse carro há dois anos para viabilizar o compartilhamento do motor Firefly.

Além de introduzir o motor Fiat em uma plataforma totalmente distinta, a empresa teve de fazer uma série de mudanças para que o 208 não perdesse as características de dirigibilidade de um Peugeot. Para isso, o novo motor recebeu uma nova calibração na central eletrônica para entregar respostas mais ágeis que no Argo.

O sistema de arrefecimento do motor foi retrabalhado e diversos periféricos foram desenvolvidos exclusivamente para o 208. Alternador, chicotes, correias, coxins, semieixos, sistemas de admissão e escape, sonda lambda e polias foram criados para o Peugeot.

Mesmo com as mudanças, o motor Firefly 1.0 aspirado de três cilindros manteve os números de potência e torque do Argo: 71 cv e 10 kgfm com gasolina e 75 cv e 10,7 quando abastecido com etanol.

Primeiras impressões

Nosso primeiro contato com o Peugeot 208 1.0 foi em um autódromo. Embora não seja o ambiente ideal para um carro de proposta urbana, foi possível avaliar o comportamento do hatch no traçado com trechos mais travados, com curvas fechadas, e diferentes relevos. E o resultado agradou.

Apesar do esperado desempenho mais fraco em comparação com as versões equipadas com o motor 1.6 de 120 cv, o 208 1.0 manteve o bom acerto dinâmico graças às suspensões bem calibradas e a direção elétrica bem direta para um carro de sua categoria. Construído com duas válvulas por cilindro, o Firefly entrega boa dose de torque em baixas rotações, o que favorece as retomadas de velocidade, principalmente no uso urbano.

O 208 1.0 é um carro agradável de guiar, pois o painel de instrumentos em posição elevada e o volante de diâmetro reduzido conferem uma experiência de direção diferente da que os seus concorrentes proporcionam – ainda que o câmbio manual de cinco marchas, também oriundo do Argo, esteja longe de ser uma referência em maciez e precisão nos engates.

A Peugeot não divulgou os dados de desempenho do hatch, mas destaca que ele está entre os mais eficientes do mercado. De acordo com os dados de consumo do Inmetro, o 208 1.0 faz 10,4 km/l com etanol e 14,7 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, as médias são de 11,3 km/l (etanol) e 16,3 km/l (gasolina).

Conclusão

Se mantiver os preços na mesma faixa da concorrência, o Peugeot 208 1.0 tem boas credenciais para atrair clientes que procuram um carro 1.0 bem equipado e bom de guiar – apesar do espaço interno e porta-malas (265 litros) menores que os dos rivais.

Além de oferecer duas versões mais em conta na gama do 208, a Peugeot acertou ao adotar um motor consolidado por outra marca no país. Essa estratégia, segundo a própria fabricante francesa, viabiliza o atendimento no pós-venda pela grande disponibilidade peças, uma vez que o Firefly é fabricado no Brasil.

A Peugeot ainda oferece três planos de revisões programadas, sendo que o mais básico cobra R$ 1.119 pelas inspeções de 10 mil km (R$ 229), 20 mil km (R$ 460) e 30 mil km (R$ 430) durante os três anos de garantia de fábrica – ou R$ 35 a mais nas parcelas de financiamento do veículo.

O plano intermediário (R$ 2.599) prevê, além das três revisões programadas, a troca de itens de desgaste natural. Já o plano Full (R$ 3.999) ainda estende a garantia do carro.

Principais equipamentos de série do Peugeot 208 1.0

Na linha 2023, todas as versões do 208 são equipadas de série com airbags frontais e laterais, assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e tração, além das luzes diurnas em LED no para-choque dianteiro, central multimídia de 10,3 polegadas com espelhamento sem fio de Android Auto e Apple CarPlay. A antiga versão Like 1.6 manual, que custava R$ 85.990 e não tinha esses itens, deixou de ser vendida.

Já a nova versão Style 1.0, acrescenta equipamentos da topo de linha Griffe 1.6, como teto solar panorâmico, faróis full LED e carregador de celular por indução, além das rodas de liga leve de 16 polegadas e capas dos retrovisores na cor preta. Segundo a Peugeot, nessa configuração o 208 é o carro 1.0 aspirado mais completo à venda no Brasil atualmente.

Na linha 2023, todas as versões equipadas com o motor 1.6 flex aspirado de 120 cv têm câmbio automático de seis marchas. Confira abaixo os preços da linha Peugeot 208 2023:

208 Like 1.0 – R$ 72.990
208 Style 1.0 – R$ 79.990
208 Active 1.6 AT – R$ 99.990
208 Allure 1.6 AT – R$ 107.890
208 Griffe 1.6 AT – R$ 112.790
e208 GT (elétrico) – R$ 241.990

Teste-drive a convite da Stellantis

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Hatchback
Sedã
Picape
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro