Embora os SUVs sejam os modelos mais desejados do momento, os hatchbacks compactos com motor 1.0 ainda predominam em volume de vendas por serem mais acessíveis para comprar e mais econômicos em termos de consumo e manutenção. E é nesse segmento que a Peugeot volta a atuar depois de 16 anos para aumentar a sua participação no mercado brasileiro.
Mais de uma década e meia depois de aposentar o 206 equipado com o motor 1.0 16V de origem Renault, a Peugeot aproveita a sinergia das marcas da Stellantis - formada com a fusão do Grupo PSA com a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) - para oferecer o novo 208 movido pelo propulsor Firefly 1.0 da Fiat em duas versões: Like (R$ 72.990) e Style (R$ 79.990).
E o resultado dessa parceria tem predicados para dar muito certo diante da concorrência formada pelo próprio Fiat Argo Drive 1.0 (R$ 77.790), além de Chevrolet Onix LT 1.0 (R$ 79.730 com pacote opcional), Hyundai HB20 Evolution 1.0 (R$ 79.590) e os Volkswagen Gol 1.0 (R$ 74.150) e Polo MPI 1.0 (R$ 78.550).
Como é o Peugeot 208 1.0?
O 208 1.0 é o segundo fruto gerado pela união das marcas da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) com a PSA Peugeot Citroën – o primeiro foi o furgão Peugeot Rapid Partner, derivado do Fiat Fiorino. A Stellantis vem trabalhando nesse carro há dois anos para viabilizar o compartilhamento do motor Firefly.
Além de introduzir o motor Fiat em uma plataforma totalmente distinta, a empresa teve de fazer uma série de mudanças para que o 208 não perdesse as características de dirigibilidade de um Peugeot. Para isso, o novo motor recebeu uma nova calibração na central eletrônica para entregar respostas mais ágeis que no Argo.
O sistema de arrefecimento do motor foi retrabalhado e diversos periféricos foram desenvolvidos exclusivamente para o 208. Alternador, chicotes, correias, coxins, semieixos, sistemas de admissão e escape, sonda lambda e polias foram criados para o Peugeot.
Mesmo com as mudanças, o motor Firefly 1.0 aspirado de três cilindros manteve os números de potência e torque do Argo: 71 cv e 10 kgfm com gasolina e 75 cv e 10,7 quando abastecido com etanol.
Primeiras impressões
Nosso primeiro contato com o Peugeot 208 1.0 foi em um autódromo. Embora não seja o ambiente ideal para um carro de proposta urbana, foi possível avaliar o comportamento do hatch no traçado com trechos mais travados, com curvas fechadas, e diferentes relevos. E o resultado agradou.
Apesar do esperado desempenho mais fraco em comparação com as versões equipadas com o motor 1.6 de 120 cv, o 208 1.0 manteve o bom acerto dinâmico graças às suspensões bem calibradas e a direção elétrica bem direta para um carro de sua categoria. Construído com duas válvulas por cilindro, o Firefly entrega boa dose de torque em baixas rotações, o que favorece as retomadas de velocidade, principalmente no uso urbano.
O 208 1.0 é um carro agradável de guiar, pois o painel de instrumentos em posição elevada e o volante de diâmetro reduzido conferem uma experiência de direção diferente da que os seus concorrentes proporcionam – ainda que o câmbio manual de cinco marchas, também oriundo do Argo, esteja longe de ser uma referência em maciez e precisão nos engates.
A Peugeot não divulgou os dados de desempenho do hatch, mas destaca que ele está entre os mais eficientes do mercado. De acordo com os dados de consumo do Inmetro, o 208 1.0 faz 10,4 km/l com etanol e 14,7 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, as médias são de 11,3 km/l (etanol) e 16,3 km/l (gasolina).
Conclusão
Se mantiver os preços na mesma faixa da concorrência, o Peugeot 208 1.0 tem boas credenciais para atrair clientes que procuram um carro 1.0 bem equipado e bom de guiar – apesar do espaço interno e porta-malas (265 litros) menores que os dos rivais.
Além de oferecer duas versões mais em conta na gama do 208, a Peugeot acertou ao adotar um motor consolidado por outra marca no país. Essa estratégia, segundo a própria fabricante francesa, viabiliza o atendimento no pós-venda pela grande disponibilidade peças, uma vez que o Firefly é fabricado no Brasil.
A Peugeot ainda oferece três planos de revisões programadas, sendo que o mais básico cobra R$ 1.119 pelas inspeções de 10 mil km (R$ 229), 20 mil km (R$ 460) e 30 mil km (R$ 430) durante os três anos de garantia de fábrica – ou R$ 35 a mais nas parcelas de financiamento do veículo.
O plano intermediário (R$ 2.599) prevê, além das três revisões programadas, a troca de itens de desgaste natural. Já o plano Full (R$ 3.999) ainda estende a garantia do carro.
Principais equipamentos de série do Peugeot 208 1.0
Na linha 2023, todas as versões do 208 são equipadas de série com airbags frontais e laterais, assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e tração, além das luzes diurnas em LED no para-choque dianteiro, central multimídia de 10,3 polegadas com espelhamento sem fio de Android Auto e Apple CarPlay. A antiga versão Like 1.6 manual, que custava R$ 85.990 e não tinha esses itens, deixou de ser vendida.
Já a nova versão Style 1.0, acrescenta equipamentos da topo de linha Griffe 1.6, como teto solar panorâmico, faróis full LED e carregador de celular por indução, além das rodas de liga leve de 16 polegadas e capas dos retrovisores na cor preta. Segundo a Peugeot, nessa configuração o 208 é o carro 1.0 aspirado mais completo à venda no Brasil atualmente.
Na linha 2023, todas as versões equipadas com o motor 1.6 flex aspirado de 120 cv têm câmbio automático de seis marchas. Confira abaixo os preços da linha Peugeot 208 2023:
208 Like 1.0 – R$ 72.990
208 Style 1.0 – R$ 79.990
208 Active 1.6 AT – R$ 99.990
208 Allure 1.6 AT – R$ 107.890
208 Griffe 1.6 AT – R$ 112.790
e208 GT (elétrico) – R$ 241.990
Teste-drive a convite da Stellantis