PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

MW Motors Luka EV lembra um VW Type 3, mas com motor elétrico

Sem medo de massa não suspensa, empresa colocou um motor em cada roda do cupê tcheco

O Volkswagen Type 3 foi vendido apenas na Europa, mas é um parente próximo do nosso TL. Altamente colecionável nos dias de hoje, o modelo ainda serve de inspiração para muita gente. Em especial os designers tchecos da MW Motors, que apresentaram recentemente o Luka EV. Repare no emblema da marca e no jeitão do veículo: lembram ou não o Type 3? Se a semelhança de estilo é inegável, o conceito é completamente diferente. Em vez de um motor só, atrás do eixo traseiro, o Luka EV tem quatro. Um em cada roda. E, como o nome denuncia, é elétrico, o que permite a instalação dos motores nas rodas, como você deve imaginar. Sem medo nenhum da chamada massa não suspensa, que piora o comportamento dinâmico do veículo.

Mas há mais coisas que distanciam o pioneiro e o novato. O Luka EV tem chassi de alumínio e carroceria de FRP, sigla para plástico reforçado por fibra. Provavelmente fibra de vidro, ainda que partes do painel pareçam ser de fibra de carbono. A MW Motors ressalta que o modelo tem peso baixo: são 815 kg. O Type 3 começava nos 880 kg e tinha 4,23 m de comprimento, 1,61 m de largura, 1,48 m de altura e 2,40 m de entre-eixos. O Luka tem 4,05 m de comprimento, 1,62 m de largura, 1,22 m de altura e 2,30 m de entre-eixos. E não precisa de mais, já que é um cupê de 2 lugares, tipo de carroceria que o Type 3 nunca chegou a oferecer. O mais próximo disso foi o Fastback.

Ainda que tenha um motor em cada roda, o Luka EV tem apenas 68 cv de potência máxima, mas torque suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 9,6 s. Com seu peso, ele também atinge a máxima de 146 km/h. E provavelmente iria até além disso se a marca não preferisse poupar as baterias de níquel manganês cobalto de apenas 21,9 kWh. Muito menores que as do Nissan Leaf, por exemplo, que chegam a 40 kWh, mas suficientes para dar ao modelo tcheco autonomia de até 300 km. Diz a empresa que ele terá um sistema de recarga rápida que lhe devolverá 80% da carga em uma hora.

MW Motors Luka EV

O preço do novo elétrico ainda não foi divulgado, mas a MW Motors, em seu site oficial, ainda busca distribuidores, o que mostra que, ainda que o Luka EV já não seja mais um protótipo, e sim um modelo de produção em série, ele talvez ainda demore a ser vendido. Se tiver bom preço, provavelmente fará sucesso. Especialmente entre os saudosistas, como os chineses que comprarão o Eagle EG6330K.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro