PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Nissan apresenta o Versa 2020 em festival de música nos EUA

Modelo aparece sem informações sobre novas dimensões, mas desafia noções sobre novas gerações e reestilizações pesadas

Enquanto o Hyundai HB20 de nova geração não aparece, uma polêmica está instalada: ele seria apenas uma pesada reestilização ou uma nova geração, apesar de manter a plataforma anterior? Aponta-se que ele terá um crescimento no entre-eixos, o que exigirá novas portas e elementos inteiramente novos de carroceria. Isso configura uma nova geração. O Chevrolet Monza "tubarão" seria um caso de reestilização pesada, já que as portas eram exatamente as mesmas do anterior. Falamos destes dois modelos para mostrar como uma nova geração pode manter a mesma plataforma. E a maior prova disso é a nova geração do Nissan Versa, mostrada no Tortuga Music Festival.

Ainda que pareça completamente diferente do Versa anterior, o novo continua a ser construído sobre a plataforma V do atual. A Nissan não revelou nenhum dado de dimensões do novo sedã compacto, mas ele, visto de lado, parece ter mantido exatamente as mesmas proporções. Do que a Nissan topou contar, sabemos que o modelo vem com um motor 1.6 revisado, com 124 cv em vez dos 111 cv com que ele é atualmente vendido nos EUA. Vale lembrar que, nos EUA, ele não é flex. E que, mesmo que fosse, a Nissan não aproveita o etanol em seus motores flex para dar mais potência com o combustível vegetal. A manutenção do motor, ainda que mais forte, mostra que a marca japonesa apostou em melhorar apenas o que não estava tão bom no modelo: o estilo. Uma estratégia bem sucedida, no caso da nova geração.

Nissan Versa 2020

Quem esperava por um Micra Sedan pode ir tirando o cavalinho da chuva. Inspirado no estilo do novo Altima, o novo Versa é mais conservador que o hatchback. Traz linhas mais clássicas, ainda que compartilhe com o hatch, sucessor no March vendido no Brasil, a impressão de um teto flutuante. Isso se dá com a faixa preta que corta as colunas C, algo que se tornou uma assinatura de design da Nissan. Nota-se pela foto de perfil que o Versa ainda tem um porta-malas mais alto, como o atual, o que deve manter sua boa capacidade de carga. Os balanços dianteiro e traseiro curtos mostram que espaço interno deve se manter uma prioridade. Tomara que com bancos melhores, que ofereçam mais apoio.

Nissan Versa 2020

Além de estar mais agradável aos olhos, o novo Versa diz priorizar a segurança. Ele traz o Nissan Safety Shield 360, que incorpora monitoramentos eletrônicos contra choques na dianteira, lateral e traseira. Em outras palavras, traz frenagem de emergência autônoma, detecção de pedestres, frenagem autônoma para trás, monitoramento de mudança de faixa e assistente de faróis altos. O pacote parece ser opcional, já que a Nissan se refere a ele como "disponível", um sinônimo de "compra quem quiser". Outros itens "disponíveis" são monitoramento de pontos cegos, alerta de tráfego traseiro, monitoramento de atenção do motorista e controlador de velocidade inteligente. Por dentro, a turma anda dizendo que ele tem painel de Kicks, mas isso é uma questão de referência. Ele está muito mais próximo do interior do Micra, que ainda não é vendido no Brasil, para desespero dos concessionários da marca. O March atual pode ser barato, mas esse é praticamente seu único apelo diante da concorrência.

Nissan Versa 2020

O novo Versa começará a ser vendido nos EUA em meados deste ano. Fabricado no México, ele poderia vir ao Brasil quase que imediatamente se o trabalho de homologação já estiver devidamente encaminhado. Se não estiver, espere por ele apenas em 2020, já que o processo de homologação leva cerca de seis meses. O prazo deve se alongar também porque, neste começo, o mercado norte-americano é prioritário. O novo sedã será um dos modelos mais baratos à venda por lá. Sem contar que o Versa é o carro mais vendido do México. Com o novo modelo, a liderança deve se ampliar ainda mais. Por aqui, o Versa também terá papel importante: talvez se torne um concorrente de peso no segmento de sedãs compactos, algo que o modelo atual ficou muito aquém de conseguir. Tudo graças ao belo tapa de estilo que ele recebeu.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro