PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Acredite: o Nissan Kicks indiano é um Renaut Duster disfarçado

Modelo Nissan usa a mesma plataforma B0 do Renault, enquanto no Brasil ele adota uma evolução da plataforma V, mais leve e moderna

Quando a Renault começou a vender o Duster na Índia e ele fez sucesso, sua parceira de Aliança, a Nissan, já cresceu o olho sobre o mercado de crossovers compactos. E ofereceu por lá o Terrano, quase um Duster com engenharia de emblema. Mas aparentemente ele não fez muito sucesso. Tanto que a Nissan o tirou de linha para dar lugar ao Kicks, mas com mais espaço interno. O que pouca gente sabe é que o Kicks indiano é, na verdade, um Renault Duster com outra casca. Ou um Terrano com um trabalho de engenharia propriamente dito.

Enquanto o Kicks mundial, lançado no Brasil em julho de 2016, tem 4,30 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,61 m de distância entre eixos e usa uma evolução da plataforma V, mais leve e sofisticada que a do Renault Duster, o indiano tem 4,38 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,66 m de altura e entre-eixos de 2,67 m. Mais exatamente 2.673 mm. Compare essas medidas com as do Duster: 4,32 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,69 m de altura e 2.673 mm de entre-eixos. Alguma dúvida de que o novo Nissan indiano usa a mesma plataforma B0 do Duster? Basta notar o quanto o Kicks indiano parece mais parrudo que o vendido no Brasil. Para infelicidade dos indianos, já que ele deve ser mais pesado que o nosso. E não terá um motor melhor, pelo contrário.

Nissan Kicks

Quando começar a ser vendido, em janeiro de 2019, o Kicks indiano terá um motor 1.5 a gasolina de 106 cv e 14,5 kgfm de torque ou um 1.5 diesel de 110 cv e 25 kgfm. Nem é preciso imaginar qual será o preferido na Índia. A versão a gasolina deverá servir a frotistas, com câmbio manual de 5 marchas ou CVT. O diesel terá um manual ou um automático convencional, ambos de 6 marchas. Por aqui, o motor 1.6 do Kicks, com seus 114 cv a 5.600 rpm e 15,5 kgfm a 4.000 rpm, já é considerado insuficiente...

No material de divulgação do carro, reproduzido acima, note que a Nissan indiana nem mesmo cita o Terrano como um antecessor do Kicks. Fala só de "modelos legendários" do passado, quase todos eles com capacidades fora-de-estrada comprovadas. Pode ser porque o Terrano tenha má fama. Pode ser porque a marca simplesmente não queira que as pessoas notem o quanto os dois são tecnicamente parecidos, apesar da diferença de estilo. 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro