Lançada em 2016 e nadando praticamente sozinha em seu segmento, a Fiat Toro está de cara nova, mais equipada, segura e potente. A marca italiana apresentou a linha 2022 da picape com muitas novidades importantes. Os preços variam entre R$ 114.590 e R$ 187.490.
As mudanças mais sentidas estão na dianteira, como de costume nessas reestilizações. Há novo capô com vincos marcados, nova grade frontal, que abriga o novo logo da Fiat, além de visuais diferentes para as versões Ranch e Ultra. Enquanto as versões Endurante, Freedom e Volcano possuem um elemento entre os faróis e limitando o tamanho do Fiat da grade, nas versões mais caras, o logo ganha mais destaque a grade uma moldura diferente.
O interior também teve bastante mudanças. De série, todas as versões terão painel de instrumentos 100% digital, além de novo console central, corrigindo alguns erros da versão anterior e dando espaço para objetos dentro da cabine.
Motores
A mudança mais esperada era na motorização. Muita gente reclamava do antigo 1.8 E.torQ de 139 cv, mas esse propulsor seguirá em linha na versão de entrada, a Endurance, que também pode receber o motor 1.3 turbo, bem como o 2.0 turbodiesel.
Freedom e Volcano podem sair de fábrica com o 1.3 turbo com 185 cv e 27,5 kgfm de torque ou o 2.0 turbodiesel de 170 cv. O câmbio é automático de seis marchas para as versões flex e de nove marchas para as configurações diesel. Por falar no motor 1.3, esse propulsor conta com diversas tecnologias para entregar mais desempenho e melhor consumo de combustível, há injeção direta de combustível, sistema MultiAir III para controlar a elevação das válvulas, bloco de alumínio, entre outros.
As configurações Ranch e Ultra usam exclusivamente o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv, sempre com tração 4x4 integral e capacidade de carga de uma tonelada.
Conectividade
A Fiat Toro também deu um salto nesse quesito. A picape terá três opções de central multimídia, todas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. A primeira delas é a já conhecida do modelo atual, com 7 polegadas.
A partir das versões intermediárias, a tela passa a ser de 8,4 polegadas, enquanto as duas versões mais caras (Ranch e Ultra) usam a central multimídia na vertical com tela de 10,1 polegadas.
As duas versões maiores também possuem o sistema chamado Connect Me, parecido com o Adventure Intelligence da Jeep. O sistema permite, por exemplo, monitorar e controlar itens como travamento e abertura de portas, pressão dos pneus, localização do veículo, nível de combustível, entre outros
Há ainda partida remota, navegação embarcada e rede Wifi. Com essas funções, é possível delimitar horário de uso, delimitar distância e velocidade e receber alertas no celular. Todas as funções também podem ser acessadas através de assistentes pessoais, como a Alexa, e smart watch.
Tecnologia
Exceto a versão Endurance, a Fiat Toro terá faróis Full LED, que, segundo a marca, melhora em 30% a performance dos faróis. Além disso, as versões flex, ganharam um sistema chamado Neutral Function, que automaticamente muda o câmbio para Neutro (N) quando o veículo para em Drive (D), por exemplo, em um semáforo.
Além disso, dependendo da versão, a picape terá o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS), que engloba itens como frenagem autônoma de emergência, comutação automática do farol (desativa o farol alto automaticamente) e aviso de saída de faixa. Todas as versões terão seis airbags de série.
Preços
Endurance - E-TorQ - R$ 114.590
Endurance - 1.3T - R$ 119.590
Endurance - 2.0 turbodiesel - R$ 152.990
Freedom - 1.3T - R$ 131.890
Freedom - 2.0 turbodiesel - R$ 164.390
Volcano - 1.3T - R$ 144.990
Volcano - 2.0 turbodiesel - R$ 177.690
Ranch - 2.0 turbodiesel - R$ 185.490
Ultra - 2.0 turbodiesel - R$ 187.490