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Volvo V60 mostra por que as peruas ainda têm muita lenha pra queimar

Pelo menos no exterior, onde esse tipo de carroceria ainda encontra público fiel, especialmente na Suécia

Quem tiver a sorte de visitar ou mesmo de viver na Suécia notará logo de saída que a quantidade de peruas nas ruas do país escandinavo é inacreditável. Não surpreende que venha justamente de lá a mais nova adição ao segmento, que já havíamos antecipado no último dia 15. A nova V60, fabricada sobre a mesma plataforma SPA de S90, V90, XC90 e XC60, é um primor de estilo, de segurança e de versatilidade. E todas as movidas a gasolina têm tração integral permanente.

Comecemos pelo início: as dimensões. A V60 tem 4,76 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,43 m de altura, 2,87 m de entre-eixos, com um porta-malas de 529 l, expansível com o rebatimento dos bancos a 1.364 l. Com relação aos motores, nenhuma surpresa: são os 2.0 de 4 cilindros da família Drive-E, tanto a gasolina quanto diesel. Mas, no caso da V60, ela chega não com uma, mas com duas opções híbridas.

A T6 Twin Engine AWD tem 253 cv a 5.500 rpm, com 35,7 kgfm de 1.700 rpm a 5.000 rpm, e a T8 Twin Engine AWD tem 303 cv a 6.000 rpm e 40,8 kgfm entre 2.200 rpm e 4.800 rpm. Só em seus motores a combustão. Quando o motor elétrico de 117 cv e 24,5 kgfm entra em cena, elas ganham respectivamente uma potência combinada de 340 cv e de 390 cv. Isso deixa a versão T6 AWD, apenas a gasolina, no chinelo com seus 310 cv, que já não são nada maus. Enquanto esta vai de 0 a 100 km/h em 5,8 s, as peruas híbridas fazem o mesmo em 4,8 s. E tem mais: as duas são híbridas plug-in, com capacidade de rodar até 45 km com a carga de suas baterias. É o suficiente para os trajetos diários com o carro. Seus donos colocarão gasolina no tanque só por desencargo de consciência. Ou se quiserem viajar com a família.

Nova Volvo V60 2019

Seguindo a preocupação da marca com segurança, a V60 deverá ser mais um modelo de 5 estrelas no Euro NCAP e no IIHS, nos EUA, como mostram as imagens dos crash-tests efetuados durante o desenvolvimento do modelo. Fora a boa estrutura, o modelo tem também toda a recente parafernália eletrônica de segurança, como o City Safety com Autobrake, que detecta obstáculos, pedestres e ciclistas e ajuda o motorista a evitar acidentes, o Pilot Assist, que esterça o carro sozinho para mantê-lo dentro da faixa a velocidades de até 130 km/h, sistemas de detecção de pontos cegos, de mudança de faixa e por aí afora. Com a cereja do bolo de sua excelente central multimídia Sensus, compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

Nova Volvo V60 2019

As vendas da V60 devem começar na Europa pouco depois do Salão de Genebra. Ao Brasil, torça para que ela venha pelo menos sob encomenda. Se depender do interesse do público daqui, teremos só XC60 e olhe lá.

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