PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

Novos Corolla e HB20 desvalorizaram mais que último ano da geração anterior

Em contrapartida, novo Onix apresentou média melhor de depreciação em relação ao antecessor

Há poucas semanas, a Kelley Blue Book Brasil divulgou um levantamento sobre o desempenho de mercado dos novos Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Toyota Corolla, todos em seus anos de estreia após atualizações marcantes (duas trocas de gerações e um facelift abrangente, no caso do HB20). Desta vez, colocamos em perspectiva este primeiro ano do novo ciclo de cada um deles em relação à performance do último ano de seus modelos respectivamente antecessores.

O exercício adotado pela KBB Brasil segue a metodologia usual de extração de dados sobre desvalorização dos carros no mercado. Para fazer esta comparação, a empresa coletou os preços médios 0 km KBB de cada veículo do ano modelo 2019 em outubro de 2018 e comparou com os respectivos Preço de Revendedor KBB e Preço de Troca KBB em outubro de 2019, para caracterizar o último ano de mercado dos antecessores de Onix, HB20 e Corolla.

Para estabelecer a comparação com o desempenho de mercado dos modelos 2020 desses carros, resgatamos os dados divulgados anteriormente, que compreendiam o período de outubro de 2019 a outubro de 2020.

Lembrando que o Preço de Revendedor KBB corresponde ao preço de mercado, o valor que é praticado pelos lojistas ao revenderem os veículos para os consumidores. Enquanto o Preço de Troca KBB se refere ao valor que os lojistas pagam pelos automóveis dos particulares, quando estes decidem vende-los para uma loja.

  • Chevrolet Onix

Desvalorização Chevrolet Onix

Período: outubro de 2018 a outubro de 2019

Modelo

Preço de Revendedor KBB

Preço de Troca KBB

Chevrolet Onix 2019

-9,8%

-21,3%

Período: outubro de 2019 a outubro de 2020

Modelo

Preço de Revendedor KBB

Preço de Troca KBB

Chevrolet Onix 2020

0,10%

-12,8%

Conforme a tabela acima mostra, a geração atual do Chevrolet Onix teve um ano de estreia melhor do que o último ano do modelo anterior. Enquanto o Onix 2019 era vendido com quase 10% de desvalorização nas lojas em outubro do ano passado (em relação aos 12 meses anteriores), o hatch 2020 teve seu preço praticamente estagnado no mercado em seu primeiro ano.

Isso pode ser explicado pelas fortes altas que o segmento de carros 0 km sofreu, em geral, em 2020, devido às condições atípicas provocadas pela pandemia (queda vertiginosa de volume de vendas e variação cambial desfavorável). Esta conjuntura pode gerar o que chamamos de “efeito elástico” nos preços, que leva os valores praticados por modelos seminovos acompanharem (não necessariamente na mesma proporção) os aumentos de seus pares 0 km.

A relativamente baixa depreciação com base no Preço de Troca KBB do Onix 2020 em comparação com a do Onix 2019 também pode ser parcialmente explicada por este fator. Contudo, podemos adicionar à esta análise a forte demanda que o Onix possui no mercado, o que também influencia os preços em todos os tipos de transação.

  • Hyundai HB20

Desvalorização Hyundai HB20

Período: outubro de 2018 a outubro de 2019

Modelo

Preço de Revendedor KBB

Preço de Troca KBB

Hyundai HB20 2019

-10,3%

-23,2%

Período: outubro de 2019 a outubro de 2020

Modelo

Preço de Revendedor KBB

Preço de Troca KBB

Hyundai HB20 2020

-9,7%

-24,6%

Os dados referentes ao Hyundai HB20 demonstram que, no que diz respeito ao desempenho de mercado para os lojistas, o primeiro ano do modelo 2020 foi mais bem sucedido do que o último ano do MY (model Year) 2019. Porém, os reajustes de preços do modelo 0 km em 2020, aparentemente, não impactaram a depreciação do HB20 como ocorreu com o Chevrolet Onix, provocando uma queda de preço mais acentuada em relação ao rival.

Quanto ao cálculo sobre o Preço de Troca KBB, a situação do HB20 se inverte. O modelo 2019 obteve um desempenho melhor neste tipo de transação em seus últimos 12 meses de vida, tendo depreciado menos que o HB20 atual nesta transação este ano.

A recepção dividida a respeito das mudanças visuais implementadas no hatch é um outro aspecto a ser considerado nesta análise, que pode ter influenciado a aceitação do novo HB20 no mercado neste ano de estreia, sem contar a irregularidade vivida pelo setor em 2020.

  • Toyota Corolla

Desvalorização Toyota Corolla

Período: outubro de 2018 a outubro de 2019

Modelo

Preço de Revendedor KBB

Preço de Troca KBB

Toyota Corolla 2019

-3,6%

-15%

Período: outubro de 2019 a outubro de 2020

Modelo

Preço de Revendedor KBB

Preço de Troca KBB

Toyota Corolla 2020

-10,9%

-22,3%

Os números do Toyota Corolla exacerbam ainda mais a possibilidade de uma nova geração de um veículo acumular uma depreciação maior do que a antecessora. Em que pese todo o contexto atípico já enfatizado das condições do mercado em 2020, o Corolla atual teve um ano de estreia pior em desvalorização do que o último ano do MY2019 quando era 0 km. Isso aconteceu tanto pela referência do Preço de Revendedor KBB, quanto pela do Preço de Troca KBB.

Além da conjuntura geral do mercado e política de preço da fabricante, pode-se especular, também, que devido às mudanças drásticas pelas quais o sedã passou (trocas de plataforma e motor e reformulação visual), ainda que todas elas tenham contribuído para a evolução do carro, talvez o mercado ainda precise de mais tempo para amadurecer a reputação da geração atual tal qual ocorreu com o modelo anterior.

Ou seja, embora a grife “Corolla” carregue consigo um nível alto de confiabilidade mecânica e mercadológica, a geração atual pode não ter herdado automaticamente esta reputação (o que não seria algo anormal, dada a transformação que o modelo passou).

A KBB Brasil utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação de veículos novos e usados. O processamento é realizado por um complexo algoritmo alimentado semanalmente por uma base com mais de 800 mil informações de preços de diferentes fontes do mercado. Além disso, todos os dados são avaliados diariamente por uma análise rígida de uma equipe de especialistas para garantir a validação dos preços publicados no site de acordo com a realidade brasileira. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos. Todos os preços da KBB Brasil são públicos e podem ser consultados gratuitamente no site kbb.com.br.

Sobre a Kelley Blue Book

Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quanto para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que leva em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono.

Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB está no Brasil desde outubro de 2017 com o site kbb.com.br. A sede da Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive.

Sobre Cox Automotive

A Cox Automotive faz parte do grande conglomerado da Cox Enterprises Inc. - uma empresa global com mais de 50.000 funcionários e que já ultrapassa US$ 21 bilhões em receita. Apesar de ser uma gigante multinacional, a Cox continua sendo uma corporação privada e orientada por valores que acreditam em crescimento em longo prazo e no orgulho de sua liderança familiar de quatro gerações.

Através de nossas principais divisões - Cox Communications e Cox Automotive – as empresas Cox lideram nos setores de comunicações e mercado automotivo. Nossas marcas internacionais amplamente reconhecidas incluem Autotrader, Kelley Blue Book e Cox Homelife.

A missão da Cox Automotive em todos os mercados onde atua é transformar a maneira como o mundo compra e vende veículos por meio de soluções tecnológicas, serviços e equipe altamente especializada que apoia consumidores, fabricantes e revendedores em todas as fases da experiência automotiva.

A Cox Automotive Inc. é um grupo global, detentora de 26 empresas fortemente consolidadas nos países em que atua, com mais de 34.000 membros na equipe, mais de 200 escritórios em todo o mundo e que atende milhares de clientes nos cinco continentes. A Cox Automotive Brasil, atualmente, lidera 4 empresas das 26 existentes no mundo, que são: Kelley Blue Book Brasil, Molicar, Dealertrack e Manheim. Saiba mais em coxautomotive.com.br.

 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro