PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

O que é e por que atender a um recall?

Marcas são obrigadas a convocar quando há risco à segurança do consumidor

Qualquer item vendido no Brasil está sujeito a um recall de segurança. Um recall é uma convocação por parte de fabricante ou distribuidor para que determinado produto seja substituído ou reparado de vícios de fabricação. Carros possivelmente são os mais comuns nessa situação. Somente em 2018 foram mais de 2 milhões de veículos convocados pelas montadoras. Mas como proceder nessa situação?

O primeiro passo é identificar se o seu veículo faz parte da convocação. Para isso, as marcas disponibilizam centrais de atendimento por telefone, sempre com chamadas gratuitas, bem como informações em seus sites oficiais. Geralmente, para consultar se o veículo faz ou não parte daquele recall, é necessário ter em mãos o número do chassis. Dependendo da marca, apenas a placa é suficiente para fazer a consulta. 

Também é possível consultar nos sites regionais do Procon, bem como no Denatran, onde a consulta é por montadora. Já no site do Ministério da Justiça há toda a documentação de todos os chamamentos em aberto. 

Por que atender o recall?

Em geral, os recalls são feitos quando comprometem a segurança dos usuários em algum nível. A Lexus convocou um só CT 200h por conta do amortecedor da tampa do porta-malas, ou seja, baixo nível de acidente e uma única unidade atingida, ainda assim ela é obrigada por lei a fazer a ação e consertar gratuitamente. Porém, como aconteceu com o Chevrolet Onix Plus, há casos em que o risco é maior. 

Não deixe de fazer o recall, afinal, é um direito seu. E se algum acidente relacionado ao item alvo de recall acontecer ou já tiver acontecido, o consumidor pode entrar com uma ação judicial pedindo ressarcimento dos danos. 

Não há prazo para o reparo ser efetuado. Caso você compre um veículo usado que não tenha passado por algum recall, poderá se dirigir a uma concessionária da marca e realizar o procedimento de maneira gratuita. A partir de 2020, o não comparecimento em recalls aparecerá no documento do veículo, sendo possível retirar apenas no próximo licenciamento ou pagando por uma segunda via. 

Fique atento às datas de início das campanhas. Agende o serviço para que não fique muito tempo esperando para ser atendido. E lembre-se que o concerto é gratuito e um direito do proprietário. 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro