PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

Onix, HB20 e Corolla: quanto desvalorizaram as novas gerações no primeiro ano?

Onix se dá melhor que rival HB20 ao depreciar menos após 12 meses e versão Hybrid do Corolla é a que menos desvalorizou no período

Há exatos 12 meses, o mercado automotivo brasileiro estava agitado. Praticamente na mesma época, três dos principais modelos à venda no Brasil passavam por profundas renovações para as suas linhas 2020, sendo duas trocas de geração, no caso do Chevrolet Onix e do Toyota Corolla, e uma reestilização polêmica, no caso do Hyundai HB20. Um ano depois, a Kelley Blue Book Brasil, empresa especializada em pesquisa de preços novos e usados, investiga qual foi o desempenho de mercado destes modelos depois de suas atualizações, no que diz respeito à desvalorização média por modelo e das versões que mais e menos oscilaram no período.

Com o intuito de fornecer um panorama mais abrangente para esta análise, a KBB Brasil comparou os preços 0 km praticados por cada versão destes modelos em outubro de 2019 com os respectivos Preço de Revendedor KBB e Preço de Troca KBB em outubro de 2020. O Preço de Revendedor KBB se refere ao preço que os lojistas estão praticando ao revender estes modelos no mercado de usados, portanto, trata-se de uma referência mais suscetível às movimentações do mercado de carros 0 km, uma vez que reflete o chamado “efeito elástico” de preço de carros seminovos quando são afetados pela oscilação dos modelos 0 km.

Este fenômeno explica, por exemplo, a estagnação dos preços médios do Onix nestes 12 meses (e a particular valorização de 1,9% da versão LT 1.0 turbo manual), já que os aumentos de preços 0 km do Onix acabaram influenciando os preços de Onix 2020 seminovos. Contudo, no caso do HB20 e do Corolla, como o quadro abaixo demonstra, o comportamento da desvalorização foi mais independente da tabela dos 0 km.

Desvalorização com base no Preço de Revendedor KBB (outubro de 2019 x outubro de 2020)

Modelo

Média

Versão com a menor desvalorização

Versão com a maior desvalorização

Chevrolet Onix 2020

0,1%

1,9% (LT 1.0 TB 12V MT6)

-5,2% (JOY 1.0 8V MT)

Hyundai HB20 2020

-9,7%

-6,6% (SENSE 1.0 12V MT5)

-14% (VISION 1.6 16V AT6)

Toyota Corolla 2020

-10,9%

-5,6% (ALTIS HYBRID 1.8 VVT-i 16V CVT)

-18,1% (ALTIS HYBRID PREMIUM 1.8 VVT-i 16V CVT)

Já a desvalorização com base no Preço de Troca KBB informa qual é o preço que os lojistas estão pagando por estes veículos quando um proprietário particular decide vende-los para uma loja (ou seja, é a transação conhecida como C2B, ou, “consumer to business”). Com base nesta referência de preço, podemos observar o quanto estes modelos provocaram de perda para os consumidores na hora de revende-los para um lojista um ano após a compra. Mais uma vez, o destaque fica por conta do Chevrolet Onix, cuja desvalorização média foi de -12,8%, enquanto Toyota Corolla e Hyundai HB20 desvalorizaram -22,3% e -24,6%, respectivamente.

Desvalorização com base no Preço de Troca KBB (outubro de 2019 x outubro de 2020)

Modelo

Média

Versão com a menor desvalorização

Versão com a maior desvalorização

Chevrolet Onix 2020

-12,8%

-10,6% (1.0 TB 12V MT6)

-18,2% (JOY 1.0 8V MT)

Hyundai HB20 2020

-24,6%

-18,5% (LAUNCH EDITION 1.6 16V AT6)

-30,9% (VISION 1.6 16 MT6)

Toyota Corolla 2020

-22,3%

-17% (ALTIS HYBRID 1.8 VVT-i 16V CVT)

-30,6% (ALTIS HYBRID PREMIUM 1.8 VVT-i 16V CVT

A KBB Brasil utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação de veículos novos e usados. O processamento é realizado por um complexo algoritmo alimentado semanalmente por uma base com mais de 800 mil informações de preços de diferentes fontes do mercado. Além disso, todos os dados são avaliados diariamente por uma análise rígida de uma equipe de especialistas para garantir a validação dos preços publicados no site de acordo com a realidade brasileira. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos. Todos os preços da KBB Brasil são públicos e podem ser consultados gratuitamente no site kbb.com.br.

Sobre a Kelley Blue Book

Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quando para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que leva em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono.

Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB está no Brasil desde outubro de 2017 com o site kbb.com.br. A sede da Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive.

Sobre Cox Automotive

A Cox Automotive faz parte do grande conglomerado da Cox Enterprises Inc. - uma empresa global com mais de 50.000 funcionários e que já ultrapassa US$ 21 bilhões em receita. Apesar de ser uma gigante multinacional, a Cox continua sendo uma corporação privada e orientada por valores que acreditam em crescimento em longo prazo e no orgulho de sua liderança familiar de quatro gerações.

Através de nossas principais divisões - Cox Communications e Cox Automotive – as empresas Cox lideram nos setores de comunicações e mercado automotivo. Nossas marcas internacionais amplamente reconhecidas incluem Autotrader, Kelley Blue Book e Cox Homelife.

A missão da Cox Automotive em todos os mercados onde atua é transformar a maneira como o mundo compra e vende veículos por meio de soluções tecnológicas, serviços e equipe altamente especializada que apoia consumidores, fabricantes e revendedores em todas as fases da experiência automotiva. 

A Cox Automotive Inc. é um grupo global, detentora de 26 empresas fortemente consolidadas nos países em que atua, com mais de 34.000 membros na equipe, mais de 200 escritórios em todo o mundo e que atende milhares de clientes nos cinco continentes. A Cox Automotive Brasil, atualmente, lidera 4 empresas das 26 existentes no mundo, que são: Kelley Blue Book Brasil, Molicar, Dealertrack e Manheim. Saiba mais em coxautomotive.com.br.

 

 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro