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Picape média mais valente e cara do Brasil, Jeep Gladiator chega por R$ 499.990

Picape derivada do Wrangler faz bonito no off-road, mas não é chegada em pegar muito peso

Sucesso de vendas nos Estados Unidos desde o seu lançamento, há dois anos, a Jeep Gladiator estreia no mercado brasileiro como uma opção para quem procura por algo diferente no segmento de picapes. Apostando numa proposta mais voltada ao uso recreativo, a novata chega importada dos Estados Unidos apenas versão na Rubicon por R$ 499.990, preço que faz dela a picape média mais cara do país.

De acordo com a Jeep, a Gladiator inaugura no país a categoria “off-road exclusivo”, uma vez que combina a versatilidade de uma picape à capacidade do jipe Wrangler de desbravar desafios longe do asfalto.

VEJA O VÍDEO DA AVALIAÇÃO DA JEEP GLADIATOR

Feita para trilhas

Com uma pegada mais voltada para o lazer do que para o trabalho pesado, a Gladiator resgata o nome da picape derivada do Jeep Wagoneer comercializada nos Estados Unidos entre 1962 e 1977. Assim como o Wrangler, a carroceria da Gladiator é construída sobre chassi de longarina.

Diferentemente das picapes convencionais, o modelo da Jeep utiliza suspensões de eixos rígidos com molas helicoidais na dianteira e na traseira para conferir maior robustez e facilitar a transposição de obstáculos em terrenos acidentados. Essa concepção permite utilizar a barra estabilizadora dianteira que pode ser desconectada eletronicamente para aumentar em 30% a articulação das rodas dianteiras em situações extremas.

Por se tratar de um veículo de proposta off-road, obviamente, a Gladiator é dotada de sistema de tração 4x4 com reduzida, além de um modo com acoplamento automático do diferencial central. Bloqueios eletrônicos dos diferenciais dianteiro e traseiro também fazem parte do pacote de tecnologias voltadas ao uso em trilhas – por isso a certificação do selo Trail Rated, que a Jeep confere aos modelos capazes de resistir a testes em condições adversas de tração, altura em relação ao solo, submersão, articulação e manobrabilidade.

Capacidades

Jeep Gladiator é capaz de rebocar mais de 3 toneladas

Por ser derivada de um jipe, a Gladiator supera qualquer picape no que diz respeito aos ângulos de entrada (43°), saída (26°) e de rampa (20°). A sua altura mínima do solo é de 27 cm, mas a capacidade de imersão de 76 cm (a 8 km/h) é inferior à da Ford Ranger, por exemplo, que é de 80 cm.

Apesar de toda valentia no fora de estrada, a Jeep Gladiator é avessa a carregar peso. A sua capacidade de carga útil é de 674 kg. Para efeito de comparação, uma Fiat Strada cabine simples pode levar até 720 kg. Porém, a capacidade de reboque é de até 3.138 kg.

Apenas motorização a gasolina

A única motorização disponível para a Jeep Gladiator no Brasil é a Pentastar 3.6 V6 aspirada movida a gasolina. Combinado ao câmbio automático de oito marchas, esse propulsor entrega 284 cv de potência a 6.400 rpm e 35,4 kgfm de torque a 4.100 rpm.

A Jeep não informa dados de desempenho, mas diz que a picape tem médias de consumo de 6,5 km/l na cidade e 7,4 km/l na estrada.

Dimensões

Pouco maior que as picapes médias vendidas no Brasil, a Jeep Gladiator mede 5,59 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1,90 m de altura. A distância entre-eixos é de 3,48 m.

Já a caçamba tem 1,53 m de comprimento, 1,44 m de largura e 86 centímetros de altura. O compartimento tem volume de 1.000 litros.

Equipamentos de série

A Jeep Gladiator Rubicon traz airbags frontais e laterais; controles eletrônicos de estabilidade e tração; freios a disco nas quatro rodas com ABS; assistente de partida em rampa; sensor de estacionamento dianteiro; detector de tráfego cruzado; monitoramento de pressão dos pneus; sensor de ponto cego; controle de cruzeiro adaptativo; aviso de colisão frontal; frenagem autônoma de emergência; sensor inteligente da bateria; faróis full LED; faróis de neblina em LED; chave presencial; ar-condicionado automático digital de duas zonas; bancos de couro; central multimídia de 8,4 polegadas com Android Auto, Apple CarPlay, GPS, portas USB do tipo A e C e câmera de ré; sistema de som Alpine com subwoofer portátil; painel com tela digital de 7”; rodas de liga leve de 17”; teto e portas removíveis, entre outros.

Entre os recursos voltados ao off-road, a picape conta com tração 4x4 com reduzida 4:1; bloqueio dos diferenciais; eixos Dana 44; barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica; assistente de frenagem em descida; sistema Off-Road+; protetores de cárter, transmissão e tanque de combustível; ganchos de reboque dianteiros (dois) e traseiro; pneus de uso misto; interior lavável com drenos e câmera frontal com esguicho.

Picape com acessórios, como portas tubulares e faróis auxiliares

A picape ainda pode receber 72 acessórios que serão vendidos nas concessionárias, como pneus todo-terreno, capota de lona, racks para transportar bicicletas, faróis auxiliares, sistema de escape dimensionado, portas tubulares, estribos, gavetas e capota marítima na caçamba.

Viagem e teste-drive a convite da Jeep

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