PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Placa com padrão Mercosul será obrigatória a partir de 31 de janeiro

Todos os estados terão que adotar o modelo Mercosul com quatro letras e três números

Após idas e vindas, as placas com padrão Mercosul começam a valer a partir do dia 31 de janeiro em todos os estados. O prazo foi estipulado na Resolução nº 780/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (contran). 

Desde o momento da adoção do padrão, a placa foi adiada seis vezes no Brasil. Originalmente, a placa Mercosul foi anunciada em 2014 e deveriam entrar em vigor em janeiro de 2016. As placas já são usadas na Argentina e Uruguai. No Brasil, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia já adotam o modelo. 

A nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga, no caso de mudança de município ou unidade federativa; roubo, furto, dano ou extravio da placa, e nos casos em que haja necessidade de instalação da segunda placa traseira.

Vale lembrar que a nova placa apresenta um novo padrão. Terá quatro letras e três números. O fundo da placa passa a ser branca, enquanto a cor das fontes diferenciam os tipos de veículos: preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro