PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

Quais itens cuidar na revisão periódica?

Pneus, suspensão, sistema elétrico e fluídos estão entre os itens

Você já viu aqui na KBB Brasil matérias sobre diversos itens do automóvel, desde correia dentada até os tipos de câmbio existentes no mercado. Agora, falaremos um pouco mais a respeito de como fazer a manutenção periódica do carro de maneira geral.

Esse tipo de manutenção auxilia a evitar problemas no veículo, mantendo-o em bom estado e até mesmo ajudando a economizar combustível. Caso você não queira realizar esse serviço nas concessionárias, que costumam ser mais caras, encontre um mecânico de confiança e não esqueça de conferir as recomendações do manual do consumidor. 

Em geral, as manutenções acontecem a cada 10.000 km ou um ano, isso nos carros mais novos, mas, novamente, consulte as orientações da fabricante do seu veículo. De praxe, algo que sempre será feito periodicamente é a troca de óleo do motor, em conjunto com filtro de óleo. 

Como você já viu aqui na KBB, o óleo é o responsável por lubrificar o propulsor, isso garante maior durabilidade dos itens, além de melhorar o rendimento e garantir o funcionamento suave. Atente-se para a quantidade de óleo e o tipo de óleo recomendado pelo fabricante. 

Outros fluídos: atente-se para fluídos de freio, da direção hidráulica, da transmissão e também o líquido de arrefecimento do motor, este último pode ser verificado em casa, basta ver se está no nível correto, caso não esteja, basta completar seguindo o manual de uso do produto. 

Pneus

Você também já viu aqui na KBB como "ler" os pneus, mas sabia que eles são fundamentais até para economizar combustível? Para isso, mantenha sempre a calibragem correta, verificando no mínimo duas vezes por mês, se necessário, vá a um posto de gasolina e use o calibrador. 

Outra tarefa importante quanto aos pneus é realizar o rodízio, ou seja, a troca dos pneus entre os eixos para equilibrar o desgaste entre os quatro. 

Suspensão

Com tantos buracos nas grandes cidades, é importante realizar ao menos uma verificação de tempos em tempos no conjunto de suspensão. Isso inclui a inspeção de batentes, amortecedores, coxins, buchas, bieletas, braços axiais, bandejas, pivôs, molas e terminais.

Sistema elétrico

Verifique sempre se a parte elétrica do seu carro está em ordem. Desde as informações do painel às luzes do farol, setas e lanternas. Lembre-se que estes são itens de segurança e com mal funcionamento pode causar acidentes, além de acarretar em multas.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Hatchback
Sedã
Picape
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro