PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

Quais tipos de pneus existem?

Conheça as diferenças entre os tipos e qual é mais apropriado para seu uso

Você já deve ter se deparado com alguma avaliação de carro dizendo que o aquele modelo usa pneus mistos. É o caso do Argo Trekking, por exemplo. Aliás, se ainda não conhece o modelo, aproveita para ver nossa avaliação completa no canal do YouTube. 

Voltando aos pneus, são basicamente quatro tipos: on-road ou convencional, off-road, mistos e radiais. E se você ainda está boiando no assunto, basta ver abaixo para que serve cada um deles:

On-road ou convencionais

São os pneus que geralmente equipam os veículos nacionais. Contam com sulcos menores que garantem maior contato com o solo. Atualmente, a maior deles é considerada do tipo "verde", pois são desenvolvidos para criar menor arrasto e proporcionar maior economia de combustível. Entretanto, esse tipo de pneu costuma fazer mais barulho. 

Outra vertente do pneus convencional são os run-flat, que recentemente passou a equipar o Ford EcoSport. Esse tipo de pneu é mais resistente e não perde a pressão interna em caso de furos ou rasgos durante certa quilometragem. Para isso, conta com reforço interno e na banda de rodagem, sendo consideravelmente mais duro que os demais. 

Off-road

Como o próprio nome diz, esse pneus é feito para garantir maior segurança e tração em situações fora de estrada. O pneu é ideal para trilhas mais pesadas ou pistas de terra com cascalho o lama. A estrutura é mais resistente e o pneu possui banda de rodagem maior e sulcos mais largos. Um exemplo são os que equipam os Troller T4. 

Mistos

Como a gente citou lá no começo, os pneus mistos são indicados para as duas funcionalidades. Apesar disso, ele não é apto para uso em trilhas ou locais com atoleiros e lamaçais. A ideia do pneu de uso misto é para quando você vai constantemente para um sítio ou fazenda e precisa passar por regiões com estrada de terra batida, mas que não oferecem grandes dificuldades para qualquer tipo de veículo. 

Radiais

Esse tipo de pneu conta com banda de rodagem feita para durar muito mais e é indicado para quem vai dirigir em alta velocidade, ou seja, ideal para track days e pistas de arrancadas. A tecnologia presente garante melhor desempenho em curvas, além de uma resposta mais rápida em frenagens.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro