O Brasil começou recentemente uma corrida pela liderança entre carros elétricos, mas a distância é enorme em relação a outros mercados mais desenvolvidos. A prova vem do Reino Unido, onde os pontos de recarga já passaram o número de postos de gasolina.
Em números reais, existem 9.300 estações de recarga elétrica espalhada por todo o território britânico, contra aproximadamente 8.400 postos de venda de combustível. Esse é o efeito prático do crescimento deste mercado, que só no último mês aumentou 158,1% no país.
Do total de estações, 1.600 oferecem recarga rápida. Nessa modalidade, as baterias podem receber até 80% da carga em menos de uma hora. "Superamos preocupações iniciais com questões de alcance, de tal modo que os veículos elétricos agora atendem facilmente às necessidades diárias de direção dos clientes", disse Kalyana Sivagnanam, diretora administrativa da Nissan no Reino Unido.
A relação entre os números de postos de combustível e recargas é praticamente direta, já que quando um aumenta o outro cai. Desde a década de 1970, a redução acumulada é de 80%. Em novembro de 2019, o primeiro posto de gasolina inaugurado no Reino Unido completará 100 anos.