Depois de muitas informações desencontradas, a Renault parece dispostas a vender a Alaskan no Brasil. A informação foi revelada por Pablo Sibilla, presidente da divisão argentina da marca francesa, que disse ter retomado as negociações para exportar a Alaskan para o Brasil, além de Chile e Colômbia.
A ideia da marca é fazer valer o investimento feito na fábrica de Cordoba, aumentando o volume de produção e a lucratividade. Vale lembrar que a Renault do Brasil chegou a descartar a venda da picape por aqui, mesmo após mostar ao público durante o Salão do Automóvel de 2018. De qualquer maneira, a Alaskan só chega por aqui em 2022.
Como é a Alaskan?
A Alaskan faz parte da trinca de picapes médias da Aliança Renault-Nissan, que, além dos utilitários das duas marcas nativas, também deu origem à inédita Mercedes-Benz Classe X, mas que já saiu de linha. Ou seja, assim como as outras duas, a picape da Renault se beneficia de uma plataforma mais moderna, com a utilização de aços mais nobres no chassi (de alta resistência) e dinâmica apurada.
O segredo da base polivalente é a suspensão traseira composta por um eixo rígido, cinco braços de localização conectados ao chassi e molas helicoidais. A receita promete atribuir uma dirigibilidade com menos oscilações com caçamba vazia e mais confortável quando carregada.
Além da plataforma da Frontier, a Alaskan também se beneficia do motor 2.3 diesel com dois turbos sequenciais (um para baixas rotações e outro para mais altas), com potências de 160 cv e 190 cv, e câmbio manual de 6 marchas ou automático de 7. A tração pode ser traseira ou 4x4.
Visualmente, a picape francesa adota o padrão visual da Renault à frente, com uma grade “diamantada” robusta, destacando o logo grande da marca ao centro. A lateral, contudo, é idêntica à da prima japonesa.
Quanto às tecnologias, na Europa, todas as versões da Alaskan serão vendidas com controle de estabilidade e de tração, diferencial eletrônico com deslizamento limitado, uma tela TFT de 5 polegadas no quadro de instrumentos e central multimídia de 7 polegadas compatível com sistemas de smartphones. Opcionalmente há o conjunto de câmeras e sensores que monitoram toda a circunferência da picape (360°).