PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Renault EZ-ULTIMO mostra futuro luxuoso e melancólico dos automóveis

Modelo autônomo de nível 4 leva e busca endinheirados. Fabricante dos acabamentos disponíveis no veículo-robô. Como uma construtora falaria de um imóvel

Quando a Volvo revelou o conceito 360c, a falta de dados técnicos em torno do modelo autônomo nos deu o vislumbre de um mundo com táxis robotizados que a Renault veio confirmar com seu conceito mais recente no Salão de Paris, o EZ-ULTIMO. Autônomo de nível 4, o que significa que ele roda sem nenhum tipo de interferência, ele é de alto luxo. O que siginifica que a Renault não precisa se preocupar em dar detalhes de desempenho, mas sim dos acabamentos do que ela chama de veículo-robô. Como o mármore das bancadas e o revestimento dos bancos. É quase como um anúncio de imóvel, mas com a diferença de a sala em questão levar os endinheirados dispostos a contratar o serviço de um lado ao outro.

O EZ-ULTIMO tem 5,70 m de comprimento, 2,20 m de largura, 1,35 m de altura, 3,88 m de entre-eixos e 1.800 kg. Tem um motor elétrico só, mas ele move as quatro rodas do veículo-robô. Como? Excelente pergunta. A Renault não a responde. Qual a potência? Pouco importa. Se o EZ-ULTIMO levar seus passageiros ao local combinado dentro do prazo estabelecido, está tudo certo. Não é preciso perder tempo recarregando as baterias em um ponto de energia, visto que elas provavelmente serão recarregadas por indução, em estradas e ruas eletrificadas. Cá entre nós, restará ao usuário saber quanto o serviço custará e em quanto tempo será oferecido. Os fabricantes, com uma fonte de renda garantida, não terão problemas em mudar do ramo de venda de produtos para o de fornecimento de serviços. Todas as demais informações sobre o veículo-robô são mera curiosidade. Afinal de contas, poucos passageiros querem saber como anda o ônibus, trem ou táxi que os transporta. Talvez o futuro dos automóveis seja exatamente assim: luxuoso, prático, desinteressante e, por isso mesmo, melancólico.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Hatchback
Sedã
Picape
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro