PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

Renault Kwid - A que Estado ele deve seu sucesso repentino?

Ao contrário do que poderia parecer, grosso das vendas do Kwid veio de Minas Gerais. Mas não por uma preferência dos mineiros pelo subcompacto

Que o Renault Kwid foi o segundo colocado em vendas no Brasil em setembro você já deve estar careca de saber. Mas que lugares ele conquistou para ir tão bem? Em que Estados ele é mais popular? Segundo a Fenabrave, foi a conquista de Minas Gerais, em boa medida (33%), que ajudou o Kwid a chegar a essa posição. E por que Minas? Provavelmente por conta das vendas diretas e das locadoras de veículos instaladas por lá.

Também de acordo com os dados da Fenabrave, o Kwid teve 6.795 unidades vendidas no varejo, atrás de Chevrolet Onix e do Hyundai HB20. Das 10.358 unidades vendidas em setembro, 3.563 foram comercializadas por vendas diretas. Pouca coisa a mais do que as 3.413 unidades vendidas em Minas Gerais. Considerando que foram vendidos 2.741 Kwid em São Paulo, e que este Estado tem o maior mercado automotivo do país, não se pode dizer que todas as vendas em MG tenham sido diretas, mas é evidente que elas tiveram peso para que o mercado mineiro superasse o de SP em demanda pelo novo Renault. De todo modo, fique de olho nas ruas: em breve você verá Kwid brancos com escada no teto. Nós já vimos!

Renault Kwid

Surpreendentemente, não foi no Paraná, onde é produzido, que o Kwid atingiu o topo das preferências. Isso aconteceu no Rio de Janeiro. No PR, ele ficou em 2º lugar, posto que também atingiu em SP, RS e DF. Apesar de Minas ter sido o Estado onde ele mais vendeu em termos absolutos, o Kwid ficou em 3º por lá, atrás de Chevrolet Onix e de Ford Ka (novamente mostrando como as vendas diretas tiveram impacto naquele Estado em setembro). Mesma posição que ele atingiu na Bahia.

Renault Kwid

O desempenho impressionante do subcompacto se repetiu na maior parte dos Estados brasileiros. Além daqueles que já citamos, ele ficou entre os 10 mais vendidos em 14 Estados (SC, PE, GO, CE, ES, MA, PA, RN, AL, SE, PB, PI, AP e RR). Em seu segundo mês de vendas, impressiona que ele tenha ficado mal apenas em apenas 6 Estados (AM, MT, RO, TO, MS e AC). Nos dois últimos da lista, aliás, ele ficou em último lugar, com apenas 1 unidade vendida. O que talvez se deva mais a problemas de distribuição do que a falta de interesse pelo modelo.

Estado Posição Quantidade Observações
MG 3.413  
SP 2.741  
RJ 843  
PR 606  
RS 551  
SC 377  
BA 309  
PE 280  
DF 258  
GO 140  
CE 133  
ES 126  
MA 79  
PA 75  
RN 72  
AL 66  
SE 66  
PB 54 Empatado com Fiat Argo
PI 10º 44  
AM 11º 43 Empatado com Ford Ka
MT 24º 22 Empatado com Ford Ka+
AP 21  
RO 24º 13 Empatado com VW Fox
RR 13  
TO 16º 11 Empatado com Hyundai Creta
MS último 1  
AC último 1  
Total   10.358  

Outubro será um mês interessante para analisar o novo fenômeno de vendas do mercado brasileiro. Será que o Kwid manterá o fôlego nos próximos meses? A conferir!

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro