PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Renault estreia câmbio CVT na linha 2020 de Sandero, Logan e Stepway

Novidade equipa as versões 1.6, que agora têm apelo aventureiro de série

A Renault lançou nesta quarta-feira (24) as linhas 2020 dos seus principais modelos: Sandero, Logan e Stepway (que continua sendo oficialmente tratado como um modelo à parte). As principais novidades dos três são a estreia do câmbio CVT para as versões 1.6 e o facelift que segue o padrão europeu de identificação dos carros da marca. Os preços partem de R$ 46.990 para o Sandero 1.0 manual e vão até R$ 73.090 para o Stepway 1.6 topo de linha. 

Desde quando estrearam no Brasil em 2007, a Renault já vendeu cerca de 800 mil unidades da sua família compacta Sandero e Logan. Neste ano, ambos acumulam mais de 35 mil emplacamentos até junho (ficando atrás apenas do carro-chefe Kwid dentro da marca, com 40.520), sendo o hatch o responsável por maior parte disto, aparecendo entre os 20 carros mais vendidos do país, em 17º lugar. 

Renault Sandero ganhou inédito câmbio CVT na linha 2020

Para aquecer o interesse do consumidor no mercado, a Renault decidiu aplicar um facelift moderado na gama do Sandero e do Logan. Os dois contam com grade frontal e para-choque dianteiro redesenhados e moldura de LED em formato de C no conjunto óptico. Sandero e Stepway também têm novas lanternas, com filetes de LED que invadem a tampa do porta-malas (a Renault optou por não mudar as lanternas do Logan). Tais mudanças aproximam o Sandero nacional do padrão visual da marca na Europa, sobretudo devido ao "C" dos faróis. Somente a versão R.S. do Sandero preservou a frente original por já possuir um visual autêntico do braço de preparação esportiva da marca, segundo explicou a fabricante. 

O que mais vai chamar a atenção do público, no entanto, é a caracterização das versões 1.6 equipadas com o câmbio CVT. Por conta do tamanho físico do câmbio no cofre do motor, tanto Sandero quanto Logan seriam prejudicados em suas alturas livres do solo (já que a peça rasparia mais facilmente no chão). Para resolver este problema, a Renault decidiu elevar a toda a carroceria dos carros, fazendo com que os dois modelos nas versões 1.6 CVT ganhassem 4 cm de altura em relação às opções manuais (são 19 cm de vão livre nas opções CVT e 15 cm nos manuais). Aproveitando o ensejo, a companhia decidiu caracterizar estas versões 1.6 CVT com uma velha receita "aventureira" ao introduzir proteções de plástico nas caixas de roda. A novidade, neste caso, é ver o Logan se apropriando do mesmo apelo, uma vez que tal estratégia é incomum (para não dizer inexistente) em sedãs. 

No caso do Stepway, além da proteção plástica, o modelo possui "skis" nos para-choques dianteiro e traseiro, além de rack de teto, para compor um visual fora-de-estrada mais explícito e, assim, distanciar-se das versões 1.6 "Cross Light" do Sandero. Contudo, mecanicamente, ambos são idênticos. Não há qualquer mudança mecânica no Stepway em comparação com o Sandero 1.6 CVT. Para enfatizar ainda mais esta distinção, a Renault vai aproveitar a classificação de SUV que obteve do Inmetro para o Stepway manual (o CVT não é classificado assim) para comercializá-lo com este apelo de utilitário esportivo compacto.

Receita "Cross Light" também está presente no Logan CVT

IMPRESSÕES DO CÂMBIO CVT

Sobre a nova caixa automática, trata-se do mesmo equipamento presente em outros modelos da Renault e da Nissan também: o X-Tronic. O equipamento é exclusivo das versões 1.6, que mantiveram o mesmo motor SCe de 16V, capaz de gerar 118 cv de potência e 16 kgfm com etanol (o motor 1.0 SCe de 82 cv e 10,5 kgfm de torque a etanol também permanece o mesmo). A estreia do novo câmbio faz muito bem ao hatch e ao sedã, já que a antiga opção automatizada Easy'R não satisfazia ninguém nem pelo conforto (ou falta dele), nem pela eficiência energética. Apesar de não ter divulgados os números, a companhia promete um consumo mais comedido com a caixa CVT. 

Quanto ao conforto ao rodar, a evolução é facilmente perceptível, uma vez que não há trocas de marchas em câmbios CVT. Porém, o desempenho das versões 1.6 CVT não é exatamente suave. Nos três modelos, a caixa parece ter certa dificuldade para encontrar a faixa de rotação ideal em situações em que a topografia não ajuda. Ou seja, numa região com muitas subidas e descidas na cidade, o motorista deve coordenar bem o comportamento do câmbio com o pé direito, mas o carro recorre em demasia às rotações altas, evidenciando pouca elasticidade do motor ou certa "ansiedade" do câmbio para embalar o carro. Ao menos em velocidades de cruzeiro em rodovias a faixa de rotação fica ao redor dos dois mil giros, o que é bastante confortável. 

Quanto à suspensão elevada para enfrentar buracos, não há muitas novidades neste quesito para a versão Stepway, que já contava esta vantagem antes. De qualquer maneira, a configuração também contribui para o conforto nas versões 1.6 CVT de Sandero e Logan, que conseguem absorver os impactos com suavidade, mas poderiam controlar melhor a transferência de peso lateral em curvas. Nenhum dos modelos é referência no aspecto dinâmico em curvas, já que há sensível inclinação na carroceira. (obviamente não estamos colocando a versão R.S. neste grupo, que possui uma construção totalmente diferente e voltada justamente para o aperfeiçoamento dinâmico). 

Ao menos na linha 2020 as versões automáticas da gama compacta da Renault agora têm, de série, controle eletrônico de estabilidade. O recurso só não está disponível nas versões manuais (estratégia parecida com a da Fiat para o Argo e Cronos). Em compensação, todas as versões de Sandero, Logan e Stepway agora têm airbags laterais, tal qual o Kwid. Ainda na seara da segurança, todos eles receberem cintos de três pontos para todos os passageiros, três encostos de cabeça nos bancos de trás e adaptação Isofix para cadeirinhas de crianças. 

Renault Stepway será tratado como SUV pela Renault

Outras adições relevantes à lista de equipamentos dos três foram o controlador de velocidade de cruzeiro, vidros dianteiros elétricos com função one touch, abertura elétrica do porta-malas e sistemas Android Auto e CarPlay para a central multimídia touchscreen (os detalhes de cada versão estão abaixo). 

PREÇOS E EQUIPAMENTOS

Para a linha 2020 de Sandero, Logan e Stepway , a Renault decidiu adotar a mesma estratégia de versões estreada pelo Captur e Kwid no Brasil, com três versões regulares batizadas de Life, Zen e Intense e uma inédita Iconic para Logan e Stepway. Veja abaixo os preços e principais itens de série de todas elas: 

  • Sandero

- Life 1.0 (R$ 46.990): quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Isofix, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, chave canivete e rodas de 15 polegadas.  
- Zen 1.0 (R$ 49.990) e Zen 1.6 (R$ 55.990): Todos da versão Life mais Media Evolution, comando satélite no volante, sensor de estacionamento, ajustes de altura do banco e volante, computador de bordo, alarme, vidros elétricos com “one touch”e Stop&Start (exclusivo motor 1.6 SCe manual).
- Zen 1.6 CVT X-Tronic (R$ 62.990): Todos os itens da Zen manual mais câmbio automático CVT X-Tronic, controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampas (HSA), rodas de 16 polegadas Flexwheel e molduras nas caixas de roda.
- Intense 1.6 CVT X-Tronic (R$ 65.490): Todos os itens da versão Zen CVT mais ar-condicionado automático, câmera de ré, faróis de neblina, vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e rodas de liga leve de 16 polegadas diamantadas.
- R.S. 2.0 (R$ 69.690): Todos os itens da Zen manual mais assistente de partida em rampas (HSA); controle eletrônico de estabilidade (ESP), ar-condicionado automático, câmera de ré, retrovisores elétricos, vidros traseiros elétricos, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e rodas de liga leve de 17 polegadas na cor preta diamantadas. A pintura branca é de série.

  • Logan

- Life 1.0 (R$ 50.490): quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Isofix, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, chave canivete e rodas de 16 polegadas.
- Zen 1.0 (R$ 53.490) e Zen 1.6 (R$ 59.490): Todos da versão Life mais Media Evolution, comando satélite no volante, sensor de estacionamento, ajustes de altura do banco e volante, computador de bordo, alarme, vidros elétricos com “one touch” e Stop&Start (exclusivo motor 1.6 SCe manual).
- Zen 1.6 CVT X-Tronic (R$ 66.490): Todos os itens da Zen manual mais câmbio automático CVT X-Tronic, controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampas (HSA), rodas de 16 polegadas Flexwheel e molduras nas caixas de roda.
- Intense 1.6 CVT X-Tronic (R$ 68.990): Todos os itens da versão Zen CVT mais ar-condicionado automático, câmera de ré, faróis de neblina, vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e rodas de liga leve de 16 polegadas diamantadas.
- Iconic 1.6 CVT X-Tronic (R$ 71.090): Todos os itens da Intense CVT X-Tronic mais bancos de couro, sensor de chuva e sensor de luminosidade.

  • Stepway

- Zen 1.6 (R$ 61.190): quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Isofix, sensor de estacionamento, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, alarme, faróis de neblina, chave canivete, rádio, Stop&Start e rodas de 16 polegadas Flexwheel.
- Intense 1.6 CVT X-Tronic (R$ 70.990): Todos os equipamentos da versão Zen mais Media Evolution, controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampas (HSA), ar-condicionado automático, câmera de ré, vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e rodas de liga leve 16 polegadas bíton diamantadas.
- Iconic 1.6 CVT X-Tronic (R$ 73.090): Todos os itens da Intense CVT mais bancos de couro, sensor de chuva, sensor de luminosidade e rodas de liga leve 16 polegadas bíton diamantadas.

 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Hatchback
Sedã
Picape
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro