PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

Serviço AutoPapo - Conheça 4 inimigos da pintura do carro e como combatê-los

Elementos comuns no dia a dia podem danificar a pintura do carro se o motorista bobear, mas a prevenção é simples

Deixar o carro exposto ao sol pode ser danoso, mas outros elementos podem desbotar ou manchar a pintura do carro. Enquanto a incidência de raios solares queimam a pintura e desbotam a cor do carro, fezes de pássaros e a seiva de árvores são prejudiciais e de difícil remoção, pois são muito ácidos e, além da pintura, danificam quimicamente o verniz. Confira abaixo ou clique aqui e leia diretamente no Autopapo. 

Nas garagens cobertas,  as goteiras, que carregam sais,  são as vilãs que podem estragar a pintura do veículo.

Segundo o gerente técnico de repintura automotiva da PPG, Ricardo Vettorazzi, não é possível determinar o que pode ser mais ou menos prejudicial, pois variáveis como o tempo de exposição e situação da pintura influenciam no grau de desgaste.

“Fezes de pássaros e a seiva de árvores são prejudiciais e de difícil remoção, pois são muito ácidos e, além da pintura, danificam quimicamente o verniz. Podemos indicar também a incidência de raios solares, que queimam a pintura e desbotam a cor”, explica.

Como evitar danos a pintura

Vettorazzi explica que realizar a limpeza e proteção da pintura com a lavagem e aplicação de ceras protetoras periodicamente podem ajudar na conservação. Mas ele ressalta que é de extrema importância utilizar produtos adequados para a aplicação automotiva, com pH neutro e livres de agentes químicos agressivos.

No caso da vaga descoberta, a utilização da capa de carro também é indicada para proteger a pintura do veículo contra os elementos citados na questão anterior. Porém, a capa deve ter o material adequado para o uso automotivo.

Como escolher e usar a capa de carro

A escolha do tipo do material da capa de caro depende muito do ambiente e do tipo de exposição do veículo. No caso de áreas descobertas, por exemplo, é indicado o uso de uma capa impermeável, que irá proteger o carro da  chuva.

Outro cuidado importante é realizar a limpeza adequada do veículo antes de utilizar a capa. Cobrir o carro empoeirado pode causar riscos, e cobrir o mesmo com umidade pode causar manchas.

Não exagere nos polimentos

Outra dica importante é não exagerar nos polimentos. Ao contrário do que possa parecer, aplicações frequentes do produto não ajudam tanto na conservação da pintura ou repintura quanto se imagina. E esse cuidado vale para todas as cores de veículos, inclusive os brancos.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro