Pois é, pneu furado, né? Lá na roda dianteira, e aí vem a ingrata tarefa de trocar o pneu. Cá estou eu aqui no porta-malas para pegar o estepe. Olha, o pneu está novinho, cheio de borracha: dá a impressão até que nunca andou, está com aquelas famosas “maminhas” ainda… Agora só falta olhar sabe o que? A data de fabricação, o DOT. Assita o vídeo abaixo ou clique aqui para ler diretamente no site do AutoPapo.
Olha aqui: o DOT é 4511. Sabe o que significa isso? Que esse pneu foi produzido na quadragésima quinta semana de 2011. Tem 10 anos! Esse pneu está novinho e está prontinho pra ser jogado fora, no lixo.
Porque, se você usa esse pneu em uma estrada, principalmente, você vai rodar a 90 km/h 100 km/h, 110 km/h, ele vai esquentar e, se você olhar lá no, fundo está cheio de trinquinhas e ele provavelmente vai estourar, vai te deixar na mão, na melhor das hipóteses. Pode até provocar um acidente.
Estepe também precisa de substituição
Então, o pneu está com cara de novinho, mas ele tem que ser substituído, porque ele já tem 10 anos de fabricação. Esse é o limite máximo, certo? É de cinco a seis anos. Agora, depois de cinco, seis anos, ele perde as características, mas não tem perigo de estourar, de sair voando pedaço de borracha. Daqui para frente, tem.