PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Carro solar, Sono Sion deve chegar em breve à produção em série

Células fotovoltaicas na carroceria conferem autonomia de até 30 km por dia

Muita gente tenta desacreditar os carros elétricos dizendo que eles podem ter fontes sujas de geração de energia, como usinas termelétricas movidas a carvão. E que as baterias serão também uma fonte de poluição quando não servirem mais. No primeiro caso, a grande eficiência dos motores elétricos transformaria o pênalti em vantagem. No segundo, não só de baterias de íons de lítio viverão esses veículos. Mas há pelo menos um automóvel para sair do forno que vai se livrar fácil da primeira acusação. Trata-se do Sono Sion, um modelo com células fotovoltaicas na carroceria que pode rodar até 30 km por dia apenas com a energia gerada pela luz solar. Basta deixá-lo exposto ao sol para que a natureza se encarregue de recarregar parte de suas baterias.

Dizemos "parte" porque o Sono Sion pode ter uma autonomia de até 250 km. Suas baterias podem ser compradas, por € 4.000 adicionais aos € 16.000 que o carro deve custar, ou alugadas por uma prestação mensal. O motor, que entrega 109 cv (80 kW), permite que o carro, que tem cerca de 1.400 kg, atinja a velocidade máxima de 140 km/h. Mas o que o torna realmente diferente é a presença de 330 placas de células fotovoltaicas espalhadas por 7,5 m² da carroceria do veículo. Elas são protegidas por policarbonato, resistente a riscos.

Sono Sion

O Sono Sion tem 4,11 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,68 m de altura e tem um entre-eixos de 2,57 m, parecido com o do VW Polo. Podia oferecer mais espaço, mas isso deve se dever ao esforço por ter um porta-malas mais amplo. Esforço recompensado, considerando que o Sion comporta 650 l de bagagem.

No quesito segurança, o modelo oferece airbags frontais, Isofix, ABS e ESP.

Sono Sion

Além de ser solar, o Sono Sion tem uma série de características interessantes. Seu filtro antipartículas no ar-condicionado, por exemplo, usa um musgo que fica aparente no painel e não exige manutenção. A solução promete ser ecologicamente correta e saudável para os ocupantes.

Quando o assunto for manutenção, a Sono Motors promete oferecer todos os manuais a quem quiser consertar o veículo. Eles estarão disponíveis para os proprietários que gostam de um "faça você mesmo" ou para mecânicos. A parte elétrica contará, na Europa, com um parceiro especializado no assunto. Na hora de recarregar, o motorista poderá optar pela rede elétrica, pelo sol ou por outro Sion, como se pode ver na imagem abaixo.

Sono Sion

Segundo a Reuters, a Sono Motors está aproveitando o tórrido verão europeu para os testes finais de seu veículo. A produção está prevista para começar no segundo semestre de 2019. O modelo já tem, até agora, 5.000 reservas. O que, a depender da capacidade fabril da empresa, pode ser suficiente para muitos meses de produção.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro