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Suzuki Vitara recebe nota máxima em testes de segurança do Euro NCAP

Modelo foi avaliado com cinco estrelas após passar com louvor pelos crash tests do instituto

Desde 2014, os carros novos no Brasil são obrigados a virem equipados com freios ABS e airbag duplo. Embora tenha sido um passo importante para aumentar o nível de segurança dos veículos vendidos no país, esta medida sozinha não é suficiente para garantir a integridade de todos os ocupantes a bordo. É por isso que o Suzuki Vitara vai muito além da obrigatoriedade da lei para proteger você a e a sua família.

O Suzuki Vitara conta com todos os recursos tecnológicos e eletrônicos de segurança essenciais para ajudar o motorista a manter o controle do SUV em qualquer situação. Os controles de estabilidade e de tração (ESP e TCS, respectivamente), por exemplo, vêm de série em todas as versões do Vitara. Enquanto o primeiro é fundamental para evitar que o carro saia de sua trajetória numa curva, diminuindo sua velocidade em milésimos de segundo, o segundo regula o torque ideal enviado para às rodas, a fim de conter o efeito de “patinação” dos pneus. Completam a sopa de letrinhas, o EBD, que distribui eletronicamente a força da frenagem entre as rodas, o BAS, um assistente que mantém a pressão ideal dos freios numa situação de emergência, e o BOS, que prioriza a ação do pedal da frenagem sobre o da aceleração cortando a alimentação do motor, caso ambos pedais estejam simultaneamente acionados. Lembrando, ainda, que todas as rodas têm freios a disco.

Para aqueles que curtem uma boa dose de aventura com seu Vitara, há outros dois assistentes ativos essenciais para reforçar a segurança da direção: o HHC e o HDC. O Hill Hold Control mantém os freios do carro acionados quando parado numa ladeira para evitar que o SUV retroceda na subida, facilitando a partida do carro à frente. Já o Hill Descent Control deve ser acionado em situação contrária, numa descida em que, por exemplo, o piso exige baixa velocidade para garantir a tração. Quando o recurso está ligado, a velocidade do carro é determinada e controlada eletronicamente via os freios, restando ao motorista apenas a concentração no trajeto.

Suzuki Vitara é um dos mais seguros do segmento

Além de ajudar a prevenir situações de risco, o Suzuki Vitara faz parte de um seleto grupo de SUVs que trazem, de série, 7 airbags (versão 4STYLE) para proteger todos os ocupantes do carro. São os dois frontais, mais dois laterais nos bancos da frente, dois do tipo cortina para as cabeças de quem viaja na frente e atrás e mais um para o joelho do motorista. Para as famílias com crianças pequenas, o Vitara ainda conta com Isofix para facilitar a instalação das cadeirinhas obrigatórias por lei.

Nascido para proteger você e a sua família

Como se não bastassem todos estes equipamentos de segurança ativa e passiva, o Suzuki Vitara ainda se destaca por ter uma construção leve e resistente, capaz de proporcionar máxima proteção para você e sua família. Produzido e importado da Europa, o Vitara conta com uma extensa presença de aços de alta resistência, especialmente para envolver o habitáculo do veículo.

Suzuki Vitara é equipado com motor 1.4 turbo

O nobre material, além de ser leve, é um dos mais avançados para reforçar a estrutura da cabine de um automóvel. Ele ajuda a dissipar e reter da melhor maneira possível a energia de uma colisão preservando a cabine de deformações que possam implicar em algum ferimento aos ocupantes.

Para provar toda a capacidade do Vitara, o Euro NCAP, principal instituto de testes de segurança viária da Europa, submeteu o SUV da Suzuki a diversos testes de colisão (os famosos crash-tests) para avaliar o comportamento estrutural do carro em diferentes situações. O resultado foi a obtenção de cinco estrelas – a nota máxima – para a segurança total do veículo. De acordo com o relatório detalhado do órgão, “o compartimento dos passageiros permaneceu estável” após a colisão frontal e “o carro ganhou pontuação máxima para proteção do passageiro em todas as partes do corpo do dummy”. Todos os outros pontos de contato nos bonecos usados no teste obtiveram notas “boa” e “adequadas”, as maiores possíveis de acordo com o critério do Euro NCAP.

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