PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Tesla pode perder corrida nas picapes para a Rivian com a R1T

Picape totalmente elétrica começa a ser entregue aos compradores no final de 2020. Será que a Tesla consegue entregar a sua ao mercado antes disso?

Depois de mostrar que carros elétricos são viáveis e têm demanda, a Tesla já anunciou que pretende ter um caminhão e uma picape muito em breve. O caminhão, chamado de Semi, está bem encaminhado e já tem a concorrência da Nikola Motor. Quem parecia voar em céu de brigadeiro era a picape, mas a Rivian, também americana, resolveu não deixar a coisa muito fácil. A empresa apresentou nesta segunda (26) a R1T, uma picape totalmente elétrica com dados impressionantes.

Com 5,48 m de comprimento, 2,02 m de largura, 1,82 m de altura e 3,45 m de entre-eixos, a Rivian R1T pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3 s. Isso é número de hipercarros. E aproveita bem o fato de ser um veículo elétrico ao ocupar todos os espaços disponíveis na carroceria para levar carga. Como os motores (4 deles) não ficam instalados nem na dianteira nem na traseira, mas nos eixos, sobra espaço até na dianteira para bagagens. Sob o capô dianteiro, cabem 330 l, porta-malas equivalente ao de um hatchback médio. Mas há também 350 l em um falso túnel de transmissão, 200 l sob a caçamba e 95 l sob o banco dos passageiros. Imaginamos que a empresa se refira ao espaço da foto abaixo, mas ele parece comportar mais do que 95 l.

Rivian R1T

A R1T terá 2.670 kg e três configurações de baterias: com 105 kWh, 135 kWh e 180 kWh. A mais forte terá autonomia de cerca de 650 km; a mais fraca, de 370 km. Como os motores elétricos estão distribuídos para cada uma das rodas, o modelo com o maior pacote de baterias terá à disposição 710 cv (522 kW) e 114,2 kgfm. A velocidade máxima, para todas as versões, será de 200 km/h, para poupar as baterias. Com uma caçamba de 1,40 m de comprimento e capacidade para 5 passageiros, a R1T pode rebocar veículos de até 5 toneladas.

Rivian R1T

 Aparentemente espaçosa e com ótimo acabamento, a R1T promete ter disposição para o fora-de-estrada. Sua capacidade de transposição de terrenos alagados será de 1 m de profundidade. O vão livre é de 36 cm. E o modelo tem âgulo de ataque de 34º, de saída de 30º, de saída de rampa de 26º e inclinação máxima de subida de 45º.

A R1T será vendida por US$ 61.500 já com os descontos de US$ 7.500 que o governo federal americano oferece na compra de veículos elétricos, mas não sabemos se isso se refere à picape de entrada ou às mais caras, que serão oferecidas primeiro. A versão de entrada só estará à venda em 2021, 12 meses depois de a picape ser lançada. A nova picape totalmente elétrica já pode ser reservada nos EUA. A Rivian cobra US$ 1.000 pela reserva, que é reembolsável em caso de desistência.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Hatchback
Sedã
Picape
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro