Depois dos lançamentos dos novos Peugeot 208, Renault Clio e Opel Corsa, todos destinados à Europa, foi a vez da Toyota atualizar seu compacto premium. O Yaris acaba de ganhar a quarta geração no velho continente. Vale ressaltar que o modelo brasileiro é baseado na versão asiática do compacto.
O grande destaque da nova geração é a adoção da nova plataforma GA-B, que deverá ser utilizada no Brasil para a criação de um SUV compacto graças ao investimento de R$ 1 bilhão. Essa arquitetura é uma derivação da GA-C ou TNGA, usada no novo Corolla.
Com a nova plataforma, a Toyota também aproveitou para atualizar o sistema híbrido. Combinando propulsor elétrico com motor 1.5 de três cilindros a gasolina, o novo conjunto é é 15% mais potente que o anterior e 20% mais eficiente em consumo de combustível. Apesar disso, a marca não divulgou números oficiais.
A Toyota ainda ressaltou que a eficiência térmica é de 40% (número superior a motores a diesel, por exemplo) e a emissão de CO2 é ainda mais baixa. Essa é uma das principais configurações do portfólio do Yaris. Lançado em 2012, a versão híbrida já foi vendida mais de 500 mil vezes na Europa.
O novo Yaris está ligeiramente menor. São 5 mm a menos no comprimento e 40 mm na altura, no entanto, está 50 mm mais largo e o entre-eixos foi ampliado em 55 mm. O efeito das mudanças é um centro de gravidade 15 mm mais baixo, auxiliando na estabilidade e aerodinâmica.
Ainda é cedo para afirmar se o modelo servirá de inspiração para uma futura nova geração do compacto no Brasil, entretanto, a nova plataforma será fabricada no Brasil e poderá ser utilizada pela marca no futuro.