PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

Toyota e Suzuki confirmam aliança de capital

União das marcas pode criar o maior grupo fabricante de carros do mundo

As japonesas Toyota e Suzuki anunciaram uma importante ação financeira nesta semana. Segundo comunicado, em um acordo de participação cruzada, a primeira comprará quase 5% do capital da segunda para fortalecer o desenvolvimento de veículos autônomos. A união deve criar o maior grupo fabricante de carros do mund.

Portanto, a Toyota irá desembolsar 819 milhões de euros por 4,94% do capital da Suzuki, enquanto essa pagará cerca de 409 milhões de euros por 0,2% do capital da maior fabricante de automóveis japonesa. 

Esse pode ser considerado mais um desdobramento de uma aproximação que aconteceu no último ano na Índia. Por lá, a Toyota transformará o Suzuki Baleno em um carro da Toyota. O acordo prevê entre 20 a 25 mil unidades, além do Vitara Brezza para a agora parceira. Para equilibrar a balança, a Suzuki poderá fazer um Corolla com seu logo. 

Agora, esse acordo deve ser ampliado. Vale lembrar que desde março a Toyota concordou em ceder o uso de seu sistema híbrido para a Suzuki a nível internacional, incluindo mercados europeus, onde a demanda é crescente. Segundo especialistas, a Suzuki cada vez mais vai entrando no espectro da Toyota. Atualmente, a gigante japonesa detém 100% da Daihatsu, 50,2% das ações da Hino, 16,8% da Subaru, 5,1% da Mazda e 3,6% da Yamaha.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro