PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

Vai viajar no feriado? Itens para revisar antes de sair de casa

É importante verificar outros itens além de pneus e nível de óleo

Qualquer feriado prolongado é a mesma história: engarrafamento, trânsito, idas e vindas para o interior ou litoral. Porém, antes de pegar a estrada é importantíssimo verificar alguns itens no carro para evitar riscos ou inconvenientes durante a viagem. 

Preparamos um guia com os itens que podem ser chegados durante o dia e que podem facilmente serem trocados, ajustados ou arrumados. Porém, a dica mais importante é manter a rotina de manutenção recomendada pelo fabricante. 

Pneus 

Primeiro faça uma verificação visual nos pneus, inclusive no estepe. Há bolhas? Troque imediatamente a unidade. Esse é um indicativo de dano estrutural irreversível que aumento o risco de explosão do pneu. 

Em segue, confira se há desgastes irregular, esse é um sinal de desalinhamento ou de uso de pressão inadequada por longos períodos. Os sulcos devem ter, no mínimo, 1,6 mm de profundidade. Isso é vital para evitar aquaplanagem em caso de chuva. 

Por fim, cheque a pressão de todos os pneus e veja a recomendação da fabricante de acordo com a quantidade de passageiros e bagagem que o carro irá carregar. 

Rodas

Se seu carro possui rodas de ferro, busque por amassados. Dependendo do amassado é possível que há fuga de ar, fazendo o pneu perder pressão. O reparo é smiples e pode ser feito em um bom borracheiro. Já em rodas de liga leve, procure por quebras e trincas. Dependendo do caso, pode ser necessária a substituição da roda. 

Fluídos

Cheque todos os fluídos e seus respectivos filtros para ver se há algum vazamento. Líquido de arrefecimento, óleo do motor, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, e nível do combustível do reservatório de partida a frio (carros flex). Atente-se a sinais que incomuns no veículo, barulhos e estalos, além de dificuldade de engatar a marcha necessária, podem ser sintomas para uma revisão mais aprofundada. 

Elétrica

Confira todas as lâmpadas do carro. Andar com alguma delas queimadas pode ocasionar acidentes, além de acarretar em multa. 

Alinhamento e balanceamento 

Já dedicamos um espaço para falar exclusivamente disso, mas verifique antes de viajar se o carro está alinhado, para isso, procure uma rua tranquila ou um estacionamento e veja se o volante puxa para um dos lados em baixa velocidade. No caso do desbalanceamento, é possível sentir vibração no volante.

Limpeza do para-brisa

Por fim, antes de pegar a estrada, veja se o nível do reservatório de limpeza do vidro está dentro do recomendado e verifique o estado das palhetas. No dia da viagem limpe bem o vidro para evitar que alguma sujeira atrapalhe a visão. Se o seu veículo não tiver ar-condiciando, um pano e um anti-embaçante podem ajudar na chuva. 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro