PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

Veja 10 dicas para ampliar a vida útil da bateria do seu carro

Lembre-se de não deixar nada ligado ao sair do veículo e evitar a descarga completa da bateria

Apesar do avanço da tecnologia no mundo automotivo, as baterias de 12 Volts seguem equipamento os carros novos. A bateria é responsável por manter sistemas como faróis, lanternas e a ignição do motor. Por esse motivo, é essencial manter a bateria em bom estado.

É fato que as baterias novas são seladas e não requerem manutenção, mas isso não significa que você não pode ter certos cuidados para prolongar a vida útil do componente. As baterias, mesmo com materiais medianos, possuem no mínimo dois anos de duração, enquanto unidades com materiais mais nobres podem resistir de quatro a cinco anos. 

Confira como fazer a bateria durar mais:

1 - Bateria compatível

Quanto mais moderno o veículo, maior necessidade de voltagem das baterias. Carros mais básicos usam baterias de amperagem menor, normalmente de 40 amperes. Com mais itens tecnológicos, como strat-stop, painel de instrumentos digital e central multimídia, maior a amperagem é necessária para abastecer os itens. Por exemplo, o Honda Civic usa baterias de 50 amperes, enquanto o Chevrolet Camaro possui 80 amperes. 

2 - Desligue itens na partida

A bateria é mais exigida durante a partida do motor. Portanto, é prudente desligar itens elétricos não necessários. Evite dar a partida com faróis e outras luzes acesas, bem como ar-condicionado e central multimídia. 

3 - Não deixe nada ligado

Ao sair do carro, verifique se desligou os itens do veículo caso seu carro não faça automaticamente. Deixar faróis ou equipamento de som ligados pode descarregar a bateria, impedindo a partida do veículo. 

4 - Proteja os terminais

A maior parte das baterias já saem de fábrica com capinhas para proteger os terminais negativo e positivo, caso contrário, quando em contato com objetos metálicos ou condutores, pode gerar fuga de carga, faíscas e até curto-circuito. As capas também são vendidas separadamente. Mantenha os terminais limpos para evitar oxidação, que pode ser corrigida com uma mistura de água com bicarbonato de sódio. 

5 - Sempre ligue o motor

A bateria foi feita para funcionar regularmente, por isso, o ideal é ligar o carro pelo menos uma vez por semana durante cinco minutos, assim, o alternador será acionado e recarregará a bateria. 

6 - Cuidado com o alternador

Verifique a cada seis meses o estado do alternador e faça a manutenção preventiva. Caso o alternador quebre, é impossível dar a partida no veículo. O alternador mantém a carga da bateria a partir do movimento do motor a combustão. 

7 - Desconecte os terminais 

Se o seu veículo vai ficar muito tempo parado e ninguém puder ligá-lo, desconecte os terminais da bateria para evita a descarga. Ao reconectar a bateria, lembre-se de iniciar a conexão pelo polo negativo. 

8 - Não conecte outros dispositivos

Evite conectar lâmpadas, aparelhos de sons e outros itens que consumam a carga da bateria. Se for extremamente necessário, procure deixar o motor ligado para o alternador manter a bateria carregada. 

9 - Cuide do sistema de ignição 

Velas gastas e motor desregulado podem dificultar a partida do motor, exigindo mais energia da bateria e causando seu desgaste prematuro. Verifique também se a fiação não está com problemas para prevenir fuga de corrente. 

10 - Evite a descarga 

Não deixe a bateria perder totalmente a carga, caso isso aconteça, é possível que a capacidade de reter eletricidade seja comprometida. Nestes casos, será necessário um auxiliar de partida, seja externo, vendido em lojas de autopeças, ou através da bateria de outro carro, em um procedimento conhecido como "chupeta". 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro