PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

Sem vendas diretas, Jeep deixa ranking dos 10 mais vendidos em 2019

Fenabrave mostra que quase metade dos emplacamentos de automóveis e comerciais leves foi por venda direta ano passado

Conforme mostramos na última semana, 2019 terminou com alta de 10,48% nas vendas de veículos novos e há previsão de crescimento de 9,67% para 2020. O resultado foi positivo para todas as categorias, porém, ao analisarmos os rankings de emplacamentos de automóveis e comerciais leves vemos que as vendas diretas tiveram grande responsabilidade por alavancar os números do ano passado. Segundo a Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias, 45,67% dos emplacamentos destas duas categorias vieram de aquisições por empresas (frotistas e locadoras), taxistas ou PCD, o que, se excluídos da conta, alteram bastante o ranking dos 10 modelos mais vendidos do período. 

O ranking total dos emplacamentos da Fenabrave não surpreende ao apontar o Chevrolet Onix como o carro mais vendido de 2019, posição que ele sustenta há cinco anos (e foi digna de dobradinha em dezembro). O hatch encerrou o ano com 241.214 unidades vendidas, conforme mostraremos adiante. O resultado dele é mais do que o segundo e terceiro colocados somados: Ford Ka e Hyundai HB20, respectivamente. Na sequência aparecem Renault Kwid, Volkswagen Gol, Fiat Argo, Chevrolet Prisma, Volkswagen Polo e os Jeep Renegade e Compass fechando o ranking dos 10 mais vendidos no ano. 

Entre os comerciais leves, ou seja, picapes, vans e furgões, a liderança foi mais uma vez da Fiat Strada, seguida pela irmã Toro. A Volkswagen conseguiu o terceiro lugar geral com a Saveiro. Depois temos uma sequência com as picapes médias, lideradas pela Toyota Hilux, logo após aparecem Chevrolet S10, Ford Ranger e Volkswagen Amarok. A Fiat reaparece na oitava colocação com o Fiorino. Renault Duster Oroch e Chevrolet Montana fecham o ranking. 

Fiat Toro vende bem para CNPJ e CPF

No entanto, quando destrinchamos os resultados da Fenabrave e excluímos as vendas diretas, os 54,33% das vendas de varejo assumem uma forma bem distinta no topo do ranking dos emplacamentos, sobretudo em relação aos automóveis (uma vez que no caso dos comerciais leves as vendas diretas são mais comuns e correspondem a 71,04% do total). Neste caso, a liderança permanece de posse do Chevrolet Onix, com 140.893 unidades vendidas no varejo (ou seja, para o consumidor comum) e a segunda posição retorna ao Hyundai HB20. Daí para baixo a ordem muda bastante, conforme você pode ver nos rankings a seguir.

Entre as principais alterações em relação top 10 total está a saída da dupla da Jeep, o Renegade e o Compass. Isso porque 67,6% dos emplacamentos do Compass são feitos por vendas diretas, enquanto que no Renegade esta participação é ainda maior, de 72,1%. Entre os SUVs, apenas o Honda HR-V aparece entre os 10 mais vendidos no varejo. Já o Toyota Corolla, que não configura no top 10 do ranking total, reaparece na 8ª posição no do varejo. No caso dos comerciais leves, a liderança da Fiat Strada é prejudicada se contarmos apenas os emplacamentos do varejo. Neste caso, é a Toyota Hilux que surge no topo, seguida pela Fiat Toro, que defende o segundo lugar nos dois rankings. 

Chevrolet Onix lidera de qualquer maneira

Confira abaixo os rankings:

Os 10 mais vendidos do Brasil em 2019

Os 10 mais vendidos no VAREJO

Os 10 mais vendidos em VENDAS DIRETAS

 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Hatchback
Sedã
Picape
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro