PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

Vendas de carros importados caem 74,6% em abril

Acumulado do ano também apresenta queda nos emplacamentos

A KBB já mostrou que as vendas caíram tanto no mercado de veículos novos como de usados, agora, segundo a Associação Brasileiras das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), os importados também foram fortemente impactados nessa crise. 

De acordo com a entidade, foram licenciadas 750 unidades em abril, o que representa 64,1% de queda em relação a março, quando o número foi de 2.090. Em comparação com abril do ano passado, a queda é ainda maior. Foram 2.950 unidades em 2019, o que representa retração de 74,6%. 

O acumulado do ano também está com forte queda. Foram 7.915 unidades importadas emplacadas em 2020 contra 10.446 unidades em 2019. Agora, a entidade está solicitando medidas emergenciais para aumentar a competitividade. Entre elas a redução do imposto de importação e do IPI. Alem disso, a Abeira dessa que o BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil abram linhas de crédito para capital de giro e suspensão de tributos federais. 

Como já era esperado, com o mês completo sob impacto da pandemia e da valorização do dólar em 37% no ano, fechamos abril com quedas drásticas tanto em unidades importadas como nacionais. O cenário de nosso setor, nos últimos dois meses, nos mostra que corremos sério risco de desestruturação total da rede de concessionárias. Por isso, no último dia 17 de abril, protocolamos junto à Secretaria Geral de Presidência da República ofício por meio do qual solicitamos medidas emergenciais em favor do setor, que teme paralisação total de suas atividades de comercialização de veículos novos e usados, de autopeças e também de prestação de serviços de pós-vendas, nos próximos meses, caso não vislumbre interferência imediata do Governo Federal”, declara João Henrique Oliveira, presidente da Abeifa.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro