PUBLICIDADE
HomeNotíciasDicas
Compartilhar

Viajar com vidros abertos é mais econômico?

Tudo depende das condições de trânsito e do ano do seu veículo

Um velho mito diz que viajar com ar-condicionado desligado e vidros abertos economiza combustível. Será mesmo? Tudo depende, mas nós da Kelley Blue Book vamos esclarecer isso de uma vez por todas, com isso, você nem passará calor no verão e muito menos gastará combustível a mais. 

O ar-condicionado ligado consome entre 10% e 20% a mais de combustível. Esse consumo é variável, depende da frequência em que o compressor fica ligado. Em dias quentes e trânsito lento, o consumo será maior. No carros mais antigos, antes dos anos 2000, o ar-condicionado exige maior esforço e, consequentemente, mais consumo. 

No entanto, em viagens com velocidade superior a 70 km/h, os vidros abertos aumentam a resistência do ar. Nestes casos, a aerodinâmica do carro favorecerá os vidros fechados, sendo assim, é melhor rodar com o ar-condicionado ligado e o vidro fechado. Lembrando que quanto melhor for a aerodinâmica do carro, menor o consumo. 

Você mesmo pode fazer o teste se seu carro tiver a função consumo instantâneo. Para isso, mantenha o carro a 100 km/h e verifique o consumo com ar desligado. Em seguida, abaixe os vidros e mantenha a velocidade, acompanhando novamente o consumo instantâneo. 

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Hatchback
Sedã
Picape
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro