O mercado de automóveis sofreu um grande baque após a eclosão da pandemia do novo coronavírus, acumulando quedas históricas de produção e vendas. Cerca de cinco meses após o pior momento da crise, no entanto, o cenário é de recuperação da demanda por automóveis, ainda que haja um longo caminho para alcançarmos o patamar pré-pandemia, sobretudo no segmento de veículos novos.
Como forma de demonstrar o interesse do público neste mercado, a KBB Brasil, a única empresa especializada em precificação de veículos novos e usados do País, passará a informar quais são os modelos e marcas mais buscadas no site mensalmente. O site KBB.COM.BR recebe cerca de um milhão de visitas por mês, o que o habilita a se tornar mais um termômetro sobre o comportamento do consumidor de automóveis.
Entre a segunda quinzena de agosto e a primeira metade de setembro, o veículo mais buscado do site da KBB Brasil foi o Volkswagen Gol. Apesar de aparecer apenas na 6ª colocação no ranking de carros novos mais vendidos da Fenabrave, associação das concessionárias, o Gol é o modelo mais comercializado entre os usados, correspondendo quase 10% do volume de transações rastreadas pela Fenauto, federação dos revendedores de veículos. Portanto, o volume de 6% de tráfego para o Gol no site da KBB está em consonância com outros dados do mercado.
Abaixo do Gol, aparece o Fiat Palio, com 4,25% de share nas pesquisas de preço realizadas no site da KBB no período analisado. O Palio é o terceiro veículo usado mais vendido do Brasil, ainda de acordo com a Fenauto. Completando o pódio dos modelos mais buscados na KBB aparece a Fiat Strada, que abocanhou 3,71% do tráfego, comprovando o elevado interesse que o modelo despertou desde que ganhou uma nova geração (e que atualmente já está entre os cinco modelos 0 km mais vendidos do Brasil). Veja o ranking dos 10 modelos mais buscados, que inclui versões 0 km e usadas.
Participação de modelos no total de acessos ao site da KBB Brasil |
|
Modelo |
Participação |
Volkswagen Gol |
6,01% |
Fiat Palio |
4,25% |
Fiat Strada |
3,71% |
Chevrolet Onix |
3,69% |
Fiat Uno |
3,65% |
Toyota Corolla |
3,68% |
Chevrolet Celta |
3,18% |
Ford Fiesta |
2,79% |
Honda Civic |
2,77% |
Hyundai HB20 |
2,44% |
Sobre as fabricantes, a marca que mais reteve a atenção do visitante da KBB é a Chevrolet. Só o tráfego dela corresponde a 20,04% de todo o site. Em seguida, aparecem Fiat, com 19,70% e Volkswagen, com 16,72%.
Participação de marcas no total de acessos ao site da KBB Brasil |
|
Marca |
Participação |
Chevrolet |
20,04% |
Fiat |
19,70% |
Volkswagen |
16,72% |
Ford |
8,08% |
Toyota |
6,71% |
Honda |
6,55% |
Renault |
6,04% |
Hyundai |
5,79% |
Jeep |
2,17% |
Nissan |
1,97% |
O site da KBB possui mais de 37 mil registros de preços em sua base de dados, com precificação para modelos desde 1997 até 0 km. Os preços são públicos e o acesso é completamente gratuito para qualquer visitante.
Sobre a Kelley Blue Book
Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quando para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que leva em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono.
Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB está no Brasil desde outubro de 2017 com o site kbb.com.br. A sede da Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive.
Sobre Cox Automotive
A Cox Automotive faz parte do grande conglomerado da Cox Enterprises Inc. - uma empresa global com mais de 50.000 funcionários e que já ultrapassa US$ 21 bilhões em receita. Apesar de ser uma gigante multinacional, a Cox continua sendo uma corporação privada e orientada por valores que acreditam em crescimento em longo prazo e no orgulho de sua liderança familiar de quatro gerações.
Através de nossas principais divisões - Cox Communications e Cox Automotive – as empresas Cox lideram nos setores de comunicações e mercado automotivo. Nossas marcas internacionais amplamente reconhecidas incluem Autotrader, Kelley Blue Book e Cox Homelife.
A missão da Cox Automotive em todos os mercados onde atua é transformar a maneira como o mundo compra e vende veículos por meio de soluções tecnológicas, serviços e equipe altamente especializada que apoia consumidores, fabricantes e revendedores em todas as fases da experiência automotiva.
A Cox Automotive Inc. é um grupo global, detentora de 26 empresas fortemente consolidadas nos países em que atua, com mais de 34.000 membros na equipe, mais de 200 escritórios em todo o mundo e que atende milhares de clientes nos cinco continentes. A Cox Automotive Brasil, atualmente, lidera 4 empresas das 26 existentes no mundo, que são: Kelley Blue Book Brasil, Molicar, Dealertrack e Manheim. Saiba mais em coxautomotive.com.br.