A Volkswagen resolveu seguir o cronograma de lançamento do inédito Nivus. Apesar de não poder reunir os jornalistas para fazer seus anúncios, a empresa começou a divulgar informações a respeito do modelo na internet.
A primeira informação é que o SUV-cupê estará disponível ainda no primeiro semestre e, como previsto, será posicionado entre Polo e T-Cross. A Volkswagen também revelou que este é o primeiro modelo criado e produzido no Brasil que também estará disponível na Europa.
Curiosamente, o Nivus é maior que o T-Cross, são 4,26 metros contra 4,19 m do irmão. No entanto, o entre-eixos é o mesmo do Polo, ou seja, 2,56 metros. Justamente por ter espaço menor internamente é que estará abaixo do SUV compacto. A grande vantagem está no porta-malas, que tem 415 litros.
Para atrair outro público em relação ao Polo, o Nivus terá altura do solo elevada em 27,5 mm, além de visual exclusivo, com lanternas e faróis de LEDs. O bagageiro no teto é funcional, sendo capaz de levar bicicletas ou outros itens.
A novidade também se destaca nos itens de segurança. O SUV terá os obrigatórios controles de tração e estabilidade, além do assistente de partida em rampa. No entanto, também terá controle de cruzeiro adaptativo, que engloba assistente de frenagem de emergência, frenagem automática pós-colisão, front assist (detecta aproximação de veículos e freia) e alerta de distância.
Apesar do posicionamento, o Nivus ainda não tem preço definido. No entanto, é plausível acreditar que ele iniciará em R$ 70 mil, passando a ser a opção SUV para o público PCD, e chegar aos R$ 85 mil, extinguindo o T-Cross.