A Volkswagen revelou na Rússia o novo Polo Sedan, que é baiscamente uma versão do Skoda Rapid com o símbolo da marca alemã. Apesar de ser derivado do Polo, o modelo tem design totalmente diferente do nosso Virtus, ainda que ocupe o mesmo segmento.
A primeira diferença em relação ao sedã nacional é que o Polo Sedan não usa MQB, mas sim a antiga PQ-25, que acarreta no mesmo comprimento (4,48 metros), mas entre-eixos menor (2,65 m do Virtus com 2,60 m do Polo Sedan). O visual da dianteira lembra bastante o Jetta de geração anterior, com faróis integrados à grade com filetes atravessando o logo.
O capô tem mais vincos, enquanto o para-choque recebe novo desenho. A traseira se aproxima mais do visual dos sedãs vendidos no Brasil. No entanto, o tipo de carroceria é diferente, uma vez que o vidro se abre junto com a tampa do porta-malas. Esse tipo de carroceria é chamada de liftback.
Na cabine há painel de instrumentos com 10,25 polegadas, o mesmo usado no novo Golf, e central multimídia de até 8,25 polegadas. As versões mais baratas serão vendidas com tela de 6,5 polegadas. Entre os itens, há faróis de LED, controles de estabilidade e tração, sensor de pressão dos pneus, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensores de luz e chuva e câmera de ré, dependendo da versão.
Os motores são um 1.6 aspirado com 90 cv ou 110 cv, além do 1.4 TSI de 125 cv. As transmissões podem ser um câmbio manual de cinco marchas, automático com conversor de troque com seis marchas ou automatizado de dupla embreagem e sete marchas.