PUBLICIDADE
HomeNotíciasNovidades
Compartilhar

Volvo assina contrato com Uber para vendas de "dezenas de milhares" de carros autônomos

Acordo começaria a valer em 2019 e teria validade até 2021. Modelos serão baseados na plataforma SPA, usada por XC60, XC90, S90 e V90

Que Volvo e Uber namoram há bastante tempo já não é surpresa, mas o papel passado da relação veio nesta segunda (20), com o anúncio, pela marca sueca, de um compromisso em vender "dezenas de milhares" de carros compatíveis com a tecnologia autônoma para o aplicativo de transporte. Apesar de não mencionar quantidades, a fabricante entregou o serviço aos colegas da Automotive News: serão até 24.000 unidades do XC90, que seria o modelo mais preparado para se tornar um "robotaxi", como a Volvo chama os futuros modelos do Uber.

 

Em seu comunicado oficial, a Volvo menciona apenas que venderia ao Uber modelos baseados na plataforma SPA, sobre a qual o XC90 é construído, mas não apenas ele. Também saem desta arquitetura XC60, S90 e V90, mas a escolha deve mesmo recair sobre o XC90. Um modelo de alto luxo no Brasil, mas que é bem mais acessível no mercado externo.

Volvo XC90 Uber

O contrato entre as empresas é não-exclusivo. Em outras palavras, o Uber pode comprar carros de outras fabricantes e a Volvo pode vender seus veículos para outros provedores de serviços como o do Uber. Em suma, é casamento aberto, teoricamente pela rápida proliferação dos veículos autônomos. "Será mais breve do que as pessoas pensam. Nosso objetivo é sermos capazes de operá-los sem ninguém atrás do volante em cidades e ambientes selecionados", disse Jeff Miller, chefe de alianças automotivas do Uber. Basta que a tecnologia atinja o chamado Nível 4 de autonomia para que o serviço seja possível. Miller não parece confiante de que alguém algum dia atinja o Nível 5, de total independência do veículo autonômo sob qualquer condição.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

Picape
Hatchback
Sedã
SUV/Crossover
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro