A Volvo segue em sua ofensiva elétrica no Brasil. Nesta quarta-feira, 15, a empresa anunciou investimentos em carregadores, parceria com rodovias e o mais importante: o XC40 será vendido exclusivamente na versão elétrica.
A estratégia é uma evolução dentro do que a Volvo já fazia no Brasil, uma vez que todos os seus carros são híbridos. No entanto, pode ser considerada ousada, uma vez que o SUV de entrada corresponde a 40% das vendas da fabricante no país.
Como se não bastasse, a empresa pretende ampliar as vendas em até 10%. Como? Ofertando mais variantes da família 40. A primeira novidade será o C40, que é um elétrico derivado do XC40, mas com visual cupê. Além disso, a Volvo trabalhará com outras versões na gama, trazendo o preço para mais perto dos R$ 280 mil pedidos na versão híbrida de entrada do modelo atual.
Investimento em infraestrutura elétrica
Durante o evento, a Volvo aproveitou para explicar sua estratégia para aumentar a estrutura para carros elétricos no Brasil. Em dado momento, João Oliveira, diretor-geral da Volvo, afirmou que “ontem foi anunciado o passado [em referência à Audi decidir fabricar o Q3 a combustão no Brasil]. Hoje anunciamos o futuro”. Além de dizer que é “muito fácil” colocar carregadores elétricos nas concessionárias próprias.
Para provar o ponto da Volvo, a empresa anunciou um corredor elétrico com 13 carregadores rápidos para cobrir uma área de 3.250 km. Esses aparelhos serão de recarga ultrarrápida com 150 kW, portanto, capaz de carregar até 80% da bateria em 45 minutos.
Além disso, a Volvo e a EcoRodovias vão disponibilizar 52 carregadores nas estradas administradas pela concessionária. Neste caso, são wallbox de 11 kWh instalados nos SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário). Neste caso, a recarga leva oito horas, mas a Volvo diz que a ideia é que este seja um atendimento emergencial para chegar ao seu destino.