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Falando de tecnologia de iluminação, VW pode ter mostrado faróis do novo Golf

Modelo também virá equipado com o sistema IQ.Light, com mais de 30 mil pontos de LED, apresentado pela primeira vez no novo Touareg

Quando o mundo fala em eficiência energética e melhor aproveitamento de recursos, nada escapa deste esforço. É por isso que se fala cada vez mais em faróis de LED. Não só porque eles têm uma capacidade mais alta de iluminação e manipulação, mas também porque eles gastam muito menos energia que os sistemas convencionais, o que é excelente para veículos elétricos. As maiores possibilidades do sistema, que não se limita a emitir um facho para a frente, também pode ser bem aproveitado por autônomos, que usariam a iluminação para se comunicar com outros veículos. Algo que a Mitsubishi Electric já estuda fazer. E também a Volkswagen, que explicou suas pesquisas nesse campo. A empresa também disse que pretende democratizar o que ela considera ser o sistema de iluminação mais moderno do mundo, o IQ.Light, que estreou com a 3ª geração do Touareg. Segundo ela, o item será oferecido no novo Golf. E parece ter antecipado pelo menos parte do novo hatchback com um farol que, ao que tudo indica, estará na 8ª geração do hatchback médio. Certo é que é uma peça inédita.

Não bastasse ter mostrado essa peça, a Volkswagen também exibiu entre as imagens uma lanterna, também totalmente nova, que não é apenas o recurso de sinalização que já conhecemos, mas também um letreiro programável pelo celular. E apto a avisar sobre situações de emergência, como se pode ver na imagem abaixo. Observe bem e nos diga: é ou não é algo tipicamente Golf?

Possível lanterna traseira do Golf de 8ª geração

O IQ.Light não é apenas feito de LEDs. Ele tem 30 mil pontos de LED que permitem uma série de funções: anti-ofuscamento multifunção (evita os carros em sentido contrário e também os na mesma direção), um facho mais largo para a visão periférica, caracteres nas lanternas traseiras, avisando sobre paradas bruscas, por exemplo, sistema para mau tempo e também um facho de luz mais longo do que o oferecido pelas melhores tecnologias atuais, o que permite ao motorista se antecipar devidamente a situações perigosas. A imagem abaixo mostra isso muito bem.

Sistema IQ.Light da VW

Enquanto faróis baixos convencionais passam de 150 m de alcance, faróis altos chegam só um pouco mais longe, a quase 230 m. O farol alto do IQ.Light cobre uma distância de 550 m. Se o Golf novo popularizar o sistema, será uma ajuda e tanto para a segurança nos países que receberem o hatchback médio. Com vendas em baixa no Brasil, é muito provável que o Golf de 8ª geração não seja fabricado por aqui. Também não é difícil que, se for fabricado, ele seja adaptado para nosso mercado e perca uma série de itens. Entre eles o IQ.Light...

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